Um cruzeiro que fazia uma viagem pelo Mar do Norte com cerca de 400 pessoas ficou sem energia após ser atingido por um vagalhão, uma onda gigante formada em alto-mar. A onda gigante fez com que a embarcação perdesse energia na hora.
O cruzeiro turístico viajava a 12 dias em busca das luzes da aurora boreal. Chamada MS Maud, a embarcação deixou a última parada na cidade de Floroe, na Noruega, na terça-feira (19/12) e deveria chegar ao Porto de Tilbury, neste sábado (23/12).
Após a perda de energia, o cruzeiro precisou ser conduzido manualmente. As turbinas estavam funcionando normalmente apesar do incidente, afirmou a companhia Hurtigruten ao jornal britânico Daily Mail. Ninguém ficou ferido, mas passageiros relataram caos. A tripulação também ajudou os passageiros a manterem a calma em meio às ondas agitadas.
Leia mais
Cuba aprova a realização de eutanásia
Ex-agente de modelos é condenado na França por estupros
A embarcação foi desviada para a Alemanha. A companhia afirmou que as condições climáticas fizeram o comando do cruzeiro tomar a decisão de desembarcar todos os passageiros e a tripulação nesta sexta (22/12) na cidade de Bremerhaven.
Os vagalhões, ou “rogue waves“, são ondas gigantes formadas em alto-mar. Elas surgem geralmente sem aviso, mas dentro do contexto de um mar agitado como é o Mar do Norte.