Uma transmissão ao vivo da emissora de televisão TC Television foi interrompida nesta terça-feira (09/01) em Guayaquil, no Equador, por criminosos encapuzados e armados, que obrigaram os funcionários a se deitarem no chão. Foi possível ouvir tiros e gritos.
A transmissão ao vivo acabou sendo cortada. Nela mostrava os funcionários reunidos no chão de um dos estúdios da TC, enquanto pessoas armadas gesticulavam para a câmera. A Polícia Nacional afirmou que as suas unidades especializadas foram destacadas para o local.
O Ministério do Interior informou que alertou as unidades de segurança em Guayaquil e Quito, cidades onde a TC Television tem sedes.
O ataque foi feito após o presidente Daniel Noboa declarar estado de emergência por 60 dias, na segunda-feira (08/01), permitindo patrulhas militares, inclusive nas prisões, e estabelecendo um toque de recolher noturno nacional. A medida já havia sido usada por seu antecessor, porém sem muita eficâcia.
🇪🇨 AGORA: Traficantes invadem TV equatoriana e mantém jornalistas reféns.
Desde ontem, após o anúncio do presidente Daniel Noboa que estava decretando estado de exceção para combater o narcotráfico, diversos episódios violentos foram reportados no Equador.pic.twitter.com/J9xCOtpsHm
— Eixo Político (@eixopolitico) January 9, 2024
Leia mais
Equador decreta estado de exceção após fuga de chefe de facção
Daniel Noboa toma posse como novo presidente do Equador
Noboa, filho de um dos homens mais ricos do país, assumiu o cargo em novembro do ano passado, prometendo conter uma onda de violência relacionada com o tráfico de drogas nas ruas e nas prisões que está crescendo constantemente.
A medida foi uma resposta à possível fuga de Adolfo Macias, líder do grupo criminoso Los Choneros, da prisão onde cumpria uma pena de 34 anos, e a outros incidentes prisionais recentes, incluindo a tomada de guardas como reféns.
ACTUALIZACIÓN
Luego de la intervención de @PoliciaEcuador en las
instalaciones de @tctelevision #GYE, se evacúan a las personas del lugar, a fin de verificar novedades con los trabajadores del medio de comunicación y restablecer el orden.Noticia en desarrollo… pic.twitter.com/Wekwwr3eol
— Policía Ecuador (@PoliciaEcuador) January 9, 2024
Envolvidos são presos
Por volta das 17h (horário de Manaus), a Polícia do Equador informou que os criminosos envolvidos no ataque à emissora foram capturados e o prédio devidamente evacuado. Não há informações sobre vítimas ou feridos.
CAPTURADOS
Como resultado de la intervención en @tctelevision #GYE, nuestras unidades policiales hasta el momento logran la aprehensión de varios sujetos e indicios vinculados al ilícito.
Posterior más detalles… pic.twitter.com/tPq7FfaGcM
— Policía Ecuador (@PoliciaEcuador) January 9, 2024