Dois anos após o desaparecimento, três crianças foram encontradas vivas em Fredonia, Arizona, próximo à fronteira com Utah, nos Estados Unidos. O caso, ocorrido em outubro de 2022, mobilizou autoridades e a mãe das crianças em uma busca incansável, que teve um desfecho graças a uma denúncia recebida em agosto deste ano.
As investigações apontam que o pai das crianças orquestrou o desaparecimento com ajuda de familiares. Elas foram localizadas sob custódia da avó em uma comunidade ligada a uma igreja fundamentalista dos santos dos últimos dias, conhecida por práticas ilegais como tráfico de pessoas e casamentos infantis. A avó e uma tia foram presas, enquanto o pai permanece foragido.
O Departamento de Polícia de Fredonia confirmou que as crianças foram devolvidas à mãe e agradeceu o apoio recebido na investigação. “As crianças estão seguras com a mãe enquanto a investigação prossegue”, declarou em comunicado.
Leia mais:
No México, falsa psiquiatra que prometia cura rápida para transtornos mentais é presa
RJ: Mulher perde dinheiro com apostas online e forja sequestro para pedir resgate ao pai
Fredonia, uma pequena cidade com pouco mais de 1.200 habitantes, é conhecida por sua proximidade com o Grand Canyon e por sediar membros do movimento religioso liderado por Warren Jeffs, que enfrenta acusações de crimes como casamentos forçados e agressões sexuais.