O Exército dos Estados Unidos revelou a identidade do copiloto do helicóptero que colidiu com um avião na última quarta-feira (21/1), em Washington DC, nos Estados Unidos, quando 67 pessoas morreram.
Rebecca Lobach era copiloto do helicóptero militar que realizava um voo de avaliação anual no momento da colisão com o jato da PSA Airlines, operado pela American Airlines 5342.
Na última sexta-feira (30/1), o Exército divulgou os nomes de Eaves e O’Hara, que também estavam na aeronave, mas manteve a identidade de Lobach em sigilo a pedido da família. No dia seguinte (31/1), a família autorizou a divulgação da identidade da vítima e publicou um comunicado destacando s trajetória da copiloto.
Sobre Lobach
Lobach era formada pela Universidade da Carolina do Norte e ingressou no Exército há pelo menos cinco anos. Nesse tempo, ocupou os cargos de liderança do pelotão e foi oficial executiva da companhia no 12º Batalhão de Aviação, em Fort Belvoir, na Virgínia. Ao todo, a militar tinha 450 horas de voo. Veja abaixo a foto de Lobach.
Our deepest condolences go out to all the families who are mourning the loss of their loved ones impacted by this devastating accident. We continue to work with the families of our fallen Soldiers and support the ongoing investigations. Release: https://t.co/dOZ9KpfNdr
— U.S. Army (@USArmy) February 2, 2025
Comunicado do Exército dos Estados Unidos, com a foto de Lobach
Nossas mais profundas condolências vão para todas as famílias que estão de luto pela perda de seus entes queridos impactados por este acidente devastador. Continuamos a trabalhar com as famílias de nossos soldados caídos e apoiamos as investigações em andamento.
Sobre o acidente entre avião e helicóptero
Na noite de quarta-feira, por volta das 21h (23h em Brasília), um jato da American Airlines 5342 se chocou com um helicóptero do Exército dos EUA durante a aproximação ao Aeroporto Nacional Ronald Reagan, conforme informou a Administração Federal de Aviação (FAA).
O Bombardier CRJ700 partiu de Wichita, Kansas, e levava 60 passageiros e quatro tripulantes. De acordo com a American Airlines, o avião se preparava para pousar quando o acidente aconteceu. Todos morreram.
O Pentágono confirmou que o helicóptero era um Sikorsky H-60, com três soldados a bordo, e havia decolado de Fort Belvoir, na Virgínia. A FAA e o National Transportation Safety Board (NTSB) estão conduzindo uma investigação sobre o acidente. Os militares também morreram.
![Imagens: Reprodução da Internet](https://redeondadigital.com.br/wp-content/uploads/2025/01/e4b55e7c2dafe130b6a456983bf093c4.avif)
Relatos de testemunhas
Ari Schulman, entrevistado pela NBC Washington, relatou ter visto o avião cair enquanto dirigia pela George Washington Parkway, próxima ao aeroporto. Ele disse que a trajetória do avião parecia normal até o momento em que a aeronave inclinou fortemente para a direita, liberando faíscas na parte inferior.
Leia também:
VÍDEO: Avião cai próximo a shopping e causa explosão nos EUA
Caixas-pretas de avião que colidiu com helicóptero nos EUA são encontradas
Schulman descreveu a cena como um claro indício de que algo estava “seriamente errado”, já que a parte de baixo do avião não deveria ser visível no escuro.
![Imagens: Reprodução da Internet](https://redeondadigital.com.br/wp-content/uploads/2025/01/4fxc62pbphjsqr9j2ageo93ps.webp)
Campeões mundiais de patinação estão entre as 64 vítimas de colisão
Os campeões mundiais russos de patinação artística Evgenia Shishkova e Vadim Naumov, são duas das 64 vítimas que estavam no avião da American Airlines que se chocou contra o helicóptero.
![Imagens: Reprodução da Internet](https://redeondadigital.com.br/wp-content/uploads/2025/01/Tragedia-aerea-nos-EUA-patinadores-campeoes-estao-0127967200202501300712-1-1024x576.webp)
A Federação de Patinação Artística dos EUA, órgão regulador da modalidade no país, disse que vários atletas estavam no avião que caiu perto do aeroporto Nacional Reagan. Outros treinadores e familiares que estavam retornando do Campo de Desenvolvimento Nacional realizado em conjunto com o Campeonato de Patinação Artística dos EUA no Kansas, também estão entre as vítimas.