O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta segunda-feira (30) que o ato de invasão em um aeroporto na Rússia, no último domingo (29), contra passageiros que desembarcavam de um voo de Tel Aviv, mostra que o país está com as fundações morais contaminadas pelo ódio.
“contaminou seu próprio território com um nível tão alto de ódio e degradação que pela segunda vez neste ano vê o controle sobre os eventos ser perdido”, disse o presidente.
Segundo o discurso de Zelensky, foi a segunda vez que Moscou mostrou que o país está sem controle. A primeira teria ocorrido quando houve um levante de mercenários, em junho, posteriormente contido.
Leia mais:
VÍDEO: Multidão invade aeroporto na Rússia em busca de judeus
Mulher com trajes islâmicos é baleada pela polícia em metrô de Paris por suspeita de terrorismo
“Quando insurgentes vão a Moscou e ninguém os para, e há uma quebra do sistema de poder no Daguestão, acontece um verdadeiro pogrom”, afirmou o presidente ucraniano, referindo-se a atos violentos que têm como alvo um grupo específico.
“Esses são todos sinais de que a Rússia pode, no momento, manter ações militares e aumentar a pressão nas linhas de frente em alguns lugares, mas não é capaz de prevalecer estrategicamente neste confronto”, afirmou.
O episódio de invasão do aeroporto da cidade de Makhachkala, fechou o local, onde uma multidão invadiu em busca de passageiros judeus com bandeiras palestinas, depredando os terminais de embarque e desembarque.
*com informações CNN Brasil