As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Congresso do Peru afasta presidente do país e chefe do parlamento assume cargo

Pedido de afastamento da presidente Dina Boluarte foi aprovado por unanimidade pelo parlamento peruano
10/10/25 às 13:30h
Congresso do Peru afasta presidente do país e chefe do parlamento assume cargo

Dina Boluarte, presidente do Peru, está no centro de um escândalo por causa de seus relógios luxuosos (Foto: Luis Iparraguirre/Peru Presidency/Handout via Reuters).

O Congresso do Peru aprovou, na madrugada desta sexta-feira (10/10), o afastamento da presidente Dina Boluarte, que foi deposta por unanimidade entre os parlamentares. O novo presidente é o atual chefe do Congresso, José Jerí. Ele assumiu a presidência interinamente em cerimônia realizada logo após a votação.

Segundo o site do Congresso peruano, 122 deputados votaram a favor do afastamento de Boluarte, e ninguém votou contra.

Foi o maior número de votos favoráveis em um processo de impeachment no país, mais até que o da votação que afastou o ex-presidente Alberto Fujimori, depois condenado por crimes contra os direitos humanos durante seu mandato.


Leia mais:

Carro de presidente do Equador é alvo de tiros e pedradas durante protestos; cinco são presos

Ilha de Santa Rosa: tensão aumenta com retirada de bandeira colombiana por Governo do Peru


Pesam contra Boluarte graves acusações de corrupção, incluindo o caso “Rolexgate”, que investiga uma coleção de relógios de luxo não declarados. Ela tem 63 anos e assumiu a presidência em dezembro de 2022, após a destituição e prisão de Pedro Castillo, que havia tentado dissolver o Congresso. A queda de Castillo provocou meses de protestos violentos, especialmente em regiões andinas e comunidades indígenas, reprimidos com violência pelo governo, segundo organizações de direitos humanos.

A popularidade de Boluarte era baixíssima – sua aprovação varia entre 2% e 4% — e responde a denúncias de enriquecimento ilícito. Em julho, ela dobrou o próprio salário, o que ampliou as críticas ao seu governo.

Após assumir o cargo, Jerí deu um discurso onde afirmou que tem por objetivo fazer um governo de reconciliação e declarou guerra contra o crime. “O principal inimigo está lá fora, nas ruas: as gangues criminosas”, afirmou.

Ele tem 38 anos e é membro do partido conservador Somos Peru. Jerí será o sétimo presidente do país desde 2016.

*Com informações de G1