A Igreja Católica segue sem definição sobre seu novo líder. Na manhã desta quinta-feira (8/5), segundo dia de conclave no Vaticano, a tradicional fumaça preta voltou a sair da chaminé da Capela Sistina, sinalizando que os cardeais ainda não chegaram a um consenso quanto ao nome do próximo papa.
Foram realizadas duas votações pela manhã. Conforme o Vaticano, caso houvesse a escolha de um novo pontífice, a fumaça branca teria surgido por volta das 5h30 (horário de Brasília). No entanto, esse sinal não apareceu, indicando a ausência de um acordo até aquele momento.
A segunda sessão, por volta de 6h51 também não chegou a decisão do papa, com a fumaça preta voltando a aparecer.
Veja o vídeo:
Quantidade de votos
Até agora, nenhum dos candidatos atingiu os dois terços exigidos, o equivalente a 89 dos 133 votos dos cardeais eleitores.

Novas votações
As votações continuam ao longo do dia. Estão previstas mais duas sessões: a primeira por volta das 12h30 e a segunda às 14h. Se um novo papa for eleito, a fumaça branca será o sinal visível, saindo da chaminé instalada no topo da Capela Sistina.
Leia também:
Conclave: quatro votações estão programadas para ocorrer nesta quinta-feira (8/5)
Conclave
O Conclave – sistema de votação para a escolha do novo papa – vai escolher o substituto do papa Francisco que faleceu no dia 21 de abril desse ano.

A assembleia realizada no Vaticano, de forma sigilosa, reúne, ao todo, 133 cardeais da Igreja Católica para eleger o novo pontífice.