Com a perfuração do túnel concluída nesta terça-feira (28/11), os 41 operários que estavam presos em um túnel, na Índia, foram resgatados. Eles estavam presos na obra, no Himalaia há 17 dias.
Os trabalhadores estavam isolados desde o dia 12 de novembro, quando parte do túnel em construção cedeu, no estado indiano de Uttarakhand, fechando a única saída que o grupo tinha. Veja o momento do resgate
Na segunda-feira (27/11), autoridades indianas decidiram perfurar o túnel em forma vertical, uma ação inovadora que exigia cuidados devido às condições de desabamento que aconteceram no local.
Leia também:
Após 15 dias, governo indiano decide um novo plano para resgatar operários em túnel
Irmãos brasileiros são presos na Espanha por divulgação de material terrorista
A perfuração de 52 metros foi concluída. Com isso, os socorristas empurraram um grande tubo para que os homens pudessemm sair em segurança. O Primeiro-ministro da Índia, Pushkar Singh Dhami, exaltou o fato de todos terem sido resgatados.
“É uma grande alegria para todos nós que todos os 41 trabalhadores presos no túnel em construção em Silkyara (Uttarakashi) tenham sido resgatados em segurança. O exame inicial de saúde de todos os irmãos trabalhistas está sendo feito no campo médico temporário”.
Durante as duas semanas de confinamento no túnel, os trabalhadores que, em sua maioria são migrantes de alguns dos estados mais pobres da Índia, receberam alimentos, água e oxigênio através de um tubo de 53 metros que foi inserido no subsolo e apresentam bom estado de saúde, segundo autoridades locais.
Os médicos também acompanham a equipe de resgate para orientar os trabalhadores, durante a saída do túnel.
*com informações CNN Brasil