Em meio a músicas e bolos gigantes de frutas, dezenas de guatemalenses festejaram, no último fim de semana, os 63 anos da elefanta Trompita, a principal atração do zoológico La Aurora, localizado na capital da Guatemala. A festa com direito a parabéns foi celebrada em um espaço dentro do zoológico, onde existe uma pequena cachoeira.
Trompita é uma elefanta que veio para o zoológico em 2008, desde então está recebendo muito carinho e, por isso, decidiram celebrar os seus 63 anos de vida junto à todos no zoológico. Não apenas um, mas vários bolos de frutas foram colocados ao lado de cada número que estava enrolado com um colar de bolas verdes, vermelhas, douradas e prateadas.
Outros animais que compartilham o recinto com a elefanta, como antílopes, também aproveitaram para comer parte dos bolos. Segundo disse a coordenadora de ecologia do zoológico, Misa Leiva, a elefanta se adaptou muito bem à vida no lugar e possui boa relação com os seus cuidadores. “Aqui todos temos muito carinho pela Trompita“. disse Leiva.
Leia mais
VÍDEO: Tubarão ataca mergulhadores em gaiola e acaba morrendo
Ipanema é eleita a segunda melhor praia do mundo
Trompita é uma elefanta asiática (Elephas maximus) e foi entregue por um circo em 2008. Se transformou no símbolo do zoológico depois da morte de outro animal da mesma espécie, chamada Mocosita, que foi a cara do zoo desde 1955. Em 2022 foi tendência nas redes sociais por um vídeo gravado por um visitante onde era possível ver Trompita avisando ao seu cuidador que um antílope havia caído em uma poça d’água.
A expectativa de vida de um elefante asiático em cativeiro é de 48 anos. Atualmente está incluído na lista de espécies em perigo de extinção da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).
O zoológico La Aurora está localizado em um terreno público, mas é administrado por uma organização não governamental. Foi construído em dezembro de 1924 e manteve sob seus cuidados mais de 2.500 animais de 287 espécies.