O Ministro da Economia, Choi Sang-mok, acaba de assumir a presidência interina da Coreia do Sul nesta sexta-feira (27/12).
Isso aconteceu após o Parlamento sul-coreano destituir o primeiro-ministro Han Duck-soo do cargo de presidente interino. De forma unânime, os 192 deputados presentes na sessão votaram a favor do impeachment de Han, afirmando que ele “participou ativamente na insurreição”, depois do seu antecessor, Yoon Suk-yeol, ter declarado lei marcial no país no início do mês.
A moção liderada pelos partidos da oposição foi aprovada com 192 dos 300 votos dos parlamentares. Para o impeachment de Han, eram necessários 150 votos, o equivalente à metade das cadeiras do parlamento.
Em caso de renúncia ou impeachment do primeiro-ministro como presidente interino, o Ministro da Economia é o próximo na fila para assumir, conforme a legislação sul-coreana.
Saiba mais:
Sistema russo pode ter derrubado aeronave no Cazaquistão, dizem investigadores; 38 pessoas morreram
Marinheiro resgata menino que estava à deriva em alto-mar dentro de bolha inflável
Quem é Choi Sang-mok?
Choi Sang-mok é um político e economista sul-coreano. Ele foi nomeado vice-primeiro-ministro e ministro da Economia e Finanças em dezembro de 2023. Antes de sua função ministerial, ele atuou como secretário sênior do presidente para assuntos econômicos. Ele atuou como 1º vice-ministro da Economia e Finanças de janeiro de 2016 a maio de 2017.
Choi representou a Coreia do Sul em vários fóruns internacionais, incluindo o Fórum de Comércio e Inovação Coreia-ALC.
Choi é bacharel pela faculdade de direito da Universidade Nacional de Seul, onde Yoon Suk-yeol também estudou na mesma época.
Sua carreira no serviço governamental foi principalmente no ministério da economia, supervisionando a formulação de políticas econômicas, políticas de mercado financeiro e relações comerciais externas.
Com informações de Times Now Word e CNN Brasil.