“Chega de ordens de Washington”, diz presidente interina da Venezuela em discurso

A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, fala no Congresso Nacional, em Caracas, no dia 4 de dezembro de 2025 (Foto: Pedro Mattey/AFP).
A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, afirmou no domingo (25/01) que está “farta” das ordens vindas de Washington, fazendo referência a pressões vindas dos Estados Unidos após a prisão de Nicolás Maduro.
Em discurso a trabalhadores do setor petrolífero no estado de Anzoátegui, no leste do país, ela declarou:
“Chega de ordens de Washington sobre os políticos na Venezuela. Deixemos que a política venezuelana resolva nossas diferenças e conflitos internos. Chega de potências estrangeiras”, esbravejou.
A declaração ocorre algumas semanas após o presidente americano Donald Trump ter declarado à imprensa do seu país que estava “se dando muito bem com a Venezuela”. Ele chegou a chamar Rodríguez de “pessoa incrível”.
Leia mais:
Em artigo no New York Times, Lula critica ações dos EUA na Venezuela
Trump publica imagem em que se apresenta como ‘presidente interino da Venezuela”
Em sua primeira declaração após a captura de Maduro, Rodríguez pediu calma e afirmou que a Venezuela “nunca será colônia de nenhuma nação”. Ela também classificou o episódio como um “sequestro” promovido pelos Estados Unidos.
Advogada, Delcy Rodríguez tem 55 anos e ocupa cargos no governo venezuelano desde 2003, ainda na gestão de Hugo Chávez, é conhecida pelo perfil combativo.
*Com informações de G1






