Chacina em escola deixa 10 mortos e mais de 25 feridos no Canadá

(Foto: Reprodução / Redes sociais)
Uma tragédia abalou a pequena cidade de Tumbler Ridge, na província da Colúmbia Britânica, no Canadá, na tarde desta terça-feira (10/2). Um tiroteio na Tumbler Ridge Secondary School resultou na morte de dez pessoas, incluindo a suspeita de ser a autora dos disparos, que aparentemente tirou a própria vida. Mais de 25 pessoas ficaram feridas e foram hospitalizadas, duas delas em estado grave, transportadas de helicóptero.
O ataque ocorreu por volta das 13h20 no horário local (19h20 em Brasília), em uma escola que atende cerca de 160 alunos, localizada em uma cidade com pouco mais de 2 mil habitantes. Seis pessoas foram encontradas mortas dentro da instituição de ensino, e uma vítima faleceu a caminho do hospital.
Outras duas pessoas foram mortas em uma residência próxima, que a polícia acredita estar ligada ao tiroteio. O corpo da atiradora também foi localizado na escola.
Primeiro-ministro se diz “devastado”
O primeiro-ministro da Colúmbia Britânica, David Eby, classificou o episódio como “uma tragédia inimaginável” e afirmou que o ataque figura entre os eventos mais mortais desse tipo na história do país. O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, disse estar “devastado” e expressou solidariedade às vítimas e seus familiares.
Leia mais
EUA reforçam defesa aérea no Catar por aumento de tensão com o Irã
Soldado brasileiro morre após ataque na guerra da Ucrânia, diz família
A Polícia Montada do Canadá (RCMP) informou que chegou ao local em apenas dois minutos. As autoridades ainda não confirmaram a idade da atiradora nem quantas das vítimas são crianças. A polícia acredita que não haja outros envolvidos no ataque.
“Esta foi uma situação dinâmica e em rápida evolução, e a pronta cooperação da escola, dos socorristas e da comunidade desempenhou um papel crucial em nossa resposta”, afirmou o superintendente-chefe do Distrito Norte, Ken Floyd.
Escolas permanecerão fechadas
As escolas Primária e Secundária de Tumbler Ridge anunciaram que permanecerão fechadas pelo resto da semana. O distrito escolar informou que está mobilizando apoio psicológico à comunidade e divulgará os locais de acolhimento nas redes sociais.
A ministra da Segurança Pública e procuradora-geral da Colúmbia Britânica, Nina Krieger, lamentou o ocorrido. “Os eventos devastadores de hoje estão causando grande comoção na comunidade e em toda a província. Meus pensamentos estão com as vítimas, suas famílias e toda a comunidade de Tumbler Ridge”, declarou.
As investigações sobre as circunstâncias do ataque seguem em andamento.






