Autoridades do Reino Unido confirmaram a causa da morte do cantor britânico Liam Payne como “politraumatismo”. Liam, ex-integrante da banda One Direction faleceu em outubro de 2024, aos 31 anos, após cair da sacada do terceiro andar do quarto que estava em um hotel em Buenos Aires, na Argentina.
Um inquérito aberto no país em que Liam nasceu, revelou que o artista sofreu múltiplas lesões corpo após a queda.
“Embora haja investigações em andamento na Argentina quanto às circunstâncias da morte de Liam, sobre as quais não tenho jurisdição legal, é esperado que a obtenção das informações relevantes para abordar especificamente como Liam veio a cair possa levar algum tempo, por meio do canal formal do Escritório de Relações Exteriores”, disse o líder da investigação no Reino Unido.
A juíza Laura Bruniard, responsável pelo caso na Argentina, disse que Liam estava “incapaz de se manter em pé” devido ao uso demasiado de álcool e drogas nas horas antes da morte. A gerência do Hotel Casa Sur Palermo, foi criticada pela juíza: “Considero que eles não agiram de forma dolosa em relação à morte do cantor, mas foram negligentes ao facilitar sua transferência para o quarto, levando-o até lá. Eles criaram um risco juridicamente inaceitável, e a morte de Liam Payne foi o resultado disso. Liam queria escalar a varanda, caiu no abismo e morreu”, explicou.
Documentos processuais afirmam que o cantor estava claramente incapaz de cuidar de si mesmo e desmaiou no saguão do hotel. Mesmo assim, foi levado para o quarto em que estava carregado por funcionários do estabelecimento.
“O protocolo correto teria sido deixá-lo em um lugar seguro e acompanhado até que um médico chegasse”, disse a magistrada, já que Liam apresentava comportamento alterado antes da queda.
Leiam também:
Justiça argentina vai julgar 5 pessoas pela morte do cantor Liam Payne
Cantor Liam Payne é velado em Londres; membros do One Direction comparecem à cerimônia
Relembre o caso
Liam Payne foi encontrado morto no início da noite de quarta-feira. Ele caiu do terceiro andar no pátio interno do hotel CasaSur. Um áudio divulgado pela imprensa Argentina mostra um funcionário do hotel chamando a polícia e avisando que um hóspede estava “drogado” e “quebrando todo o quarto”.
O jornal argentino La Nación divulgou fotos do quarto do cantor, onde se podia ver um ambiente destruído, com uma TV quebrada e pó branco espalhado pelo chão. Ainda não foi determinado se a substância seria cocaína.
O gerente do hotel relatou à polícia ter ouvido um barulho alto vindo do pátio interno e a polícia descobriu que um homem havia caído da sacada de seu quarto.
O artista despencou por cerca de 14 metros de altura, e morreu antes das equipes de socorro chegarem ao local.
Segundo laudo preliminar de autópsia, não há marcas de agressão no corpo do cantor, que estaria sozinho no quarto no momento da morte. A posição em que o corpo foi encontrado indica que Payne não tentou se proteger durante a queda, mas caiu em “estado de inconsciência parcial ou total”. As autoridades tratam a morte como “suspeita” e aguardam finalização de laudo toxicológico e bioquímico para concluir as investigações.
Payne chegou a ter problemas com vício em drogas e álcool, e admitiu nas redes sociais que em 2023 passou cem dias numa clínica de reabilitação. O cantor teve um filho, nascido em 2017, fruto do relacionamento com a ex-mulher, a também cantora Cheryl Cole.
*Com informações de G1 e UOL