O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, se encontrou nesta terça (6/5) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Casa Branca. Os dois conversaram no Salão Oval sobre a ideia americana de anexar o Canadá, amplamente rejeitada pela população do país.
Esta é a primeira visita de Carney a Washington na condição de primeiro-ministro. Ele venceu a eleição de 28 de abril com a promessa de enfrentar Trump, que impôs tarifas sobre alguns produtos canadenses e frequentemente fala em anexar o país.
Os dois líderes, apesar disso, não demonstraram animosidade na conversa. Trump disse que os dois lados não discutiriam a integração do Canadá aos Estados Unidos, mas afirmou que seria “um casamento maravilhoso”.
Porém, Carney rejeitou a ideia totalmente, dizendo:
“Não está à venda, não estará à venda — nunca”.
Ao que Trump respondeu:
“Nunca diga nunca. Já houve muitas coisas que não eram possíveis, e acabaram se tornando possíveis”.
Leia mais:
Casa Branca posta imagem feita por IA de Trump em homenagem ao Star Wars Day
“Nunca faremos parte dos Estados Unidos”, diz novo premier do Canadá durante posse
Reunião EUA e Canadá
As tarifas de Trump atingiram as exportações de produtos canadenses, e o americano disse que ele e Carney discutiram “pontos difíceis” a respeito do assunto. À imprensa, Trump disse:
“Independentemente de qualquer coisa, seremos amigos do Canadá. O Canadá é um lugar muito especial para mim”.
Além disso, o Partido Liberal de Carney prometeu aos eleitores que criaria uma nova relação econômica e de segurança bilateral com Washington e diversificaria uma economia fortemente dependente de exportações para os EUA.
Ainda assim, as negociações entre os dois países não parecem ter avançado muito. Ao ser questionado se Carney poderia dizer algo para convencê-lo a suspender as tarifas, Trump respondeu: “Não”.
*Com informações de G1.