O presidente dos Estados Unidos Joe Biden declarou na noite do domingo, 18, ao icônico programa jornalístico “60 Minutes” da TV norte-americana, que a epidemia de Covid-19 no país acabou. Biden afirmou:
“Ainda temos um problema com a covid e estamos muito envolvidos nisso. Mas a pandemia acabou. Se prestarem atenção, ninguém mais usa máscaras. Todo mundo parece estar bem, em forma. Acredito que as coisas estejam mudando”.
Leia mais:
Biden assina hoje apoio à adesão da Suécia e Finlândia à Otan
Governador americano visita Taiwan em momento de tensões com a China
Biden também informou que, mesmo assim, pediu ao Congresso, há algumas semanas, bilhões de dólares em financiamento para manter seus programas de testes e vacinação, diante do risco de uma nova onda no outono.
O presidente dos EUA também admitiu que o país está “num momento realmente difícil” e prometeu que seu governo diminuirá a inflação. Ele também surpreendeu ao não confirmar as afirmações da Casa Branca de que disputará a reeleição em 2024. Biden disse que “tem a intenção” de disputar a reeleição, porém completou: “mas é só uma intenção, ainda vou ver”. O presidente tem 80 anos de idade.
Biden também respondeu “sim” ao ser perguntado se os Estados Unidos responderiam caso a China porventura realize um ataque “sem precedentes” contra Taiwan. Ele ainda elogiou os ucranianos no seu enfrentamento contra as forças russas no conflito no país que se arrasta há vários meses. “Os ucranianos estão derrotando a Rússia”, disse o presidente.