O fungo Fusarium oxysporum pode colocar em risco a existência das bananas, é o que aponta o artigo de Li-Jun Ma, professora de bioquímica e biologia molecular na Universidade de Massachusetts Amherst, nos EUA.
Segundo o G1, o estudo foi publicado originalmente no site de notícias acadêmicas The Conversation e republicado pela BBC sob uma licença Creative Commons.
O artigo mostra que o fungo mata a planta ao ocupar o sistema vascular, bloqueando o transporte de água e minerais. E com a nova cepa, a TR4 (Raça Tropical 4, da sigla em inglês), a ameaça às bananas se tornam ainda mais reais.
Leia mais
Comerciante é investigado após vender frutas e legumes com veneno de rato no Pará
“Em nossa pesquisa recém-publicada, minha equipe e colegas da China e da África do Sul descobriram que a cepa TR4 que mata as bananas Cavendish tem uma origem evolutiva diferente e sequências diferentes em seu genoma acessório em comparação com a cepa que matou as bananas Gros Michel”, escreveu Li.
A professora que uma alternativa para proteger as bananas poderia ser o desenvolvimento de removedores eficazes de óxido nítrico. Essa abordagem teria como objetivo reduzir a toxicidade causada pela liberação de gás, que exerce uma pressão nociva sobre as plantações.