Um ataque a um avião militar de transporte russo, nesta quarta-feira (24/1), na cidade russa de Belgorod, perto da fronteira com a Ucrânia, matou todos os 74 passageiros, sendo 65 prisioneiros ucranianos, de acordo com Ministério da Defesa russo.
O ministério acusou ainda os ucranianos de derrubarem a aeronave e chamou a queda de “ato de barbárie”. Vários vídeos que já circulam nas redes sociais mostram o avião caindo e explodindo. Veja abaixo
O governador de Belgorod, Vyacheslav Gladkov, declarou que todos os passageiros morreram no acidente. Segundo ele, a aeronave levava também seis membros da tripulação e outras três pessoas, que não foram identificadas até o momento.
A Ucrânia também foi apontada como responsável ao ataque à aeronave durante sessão no Parlamento russo, em Moscou, pelo deputado Andrei Kartapolov, ex-general da Forças Armadas russa, que afirmou que a aeronave foi derrubada por mísseis, mas não afirmou a fonte dessa informação.
Veja também:
VÍDEO: Rússia ataca as duas maiores cidades da Ucrânia; 5 morrem e 51 ficam feridos
EUA: Após sobreviver a injeção letal, homem será executado de forma inédita
O Kremlin afirmou que estava investigando a situação. Já o governo da Ucrânia ainda não havia se manifestado sobre o acidente.
A imprensa russa afirmou ainda que havia um segundo avião também levando ucranianos para a mesma troca de passageiros, mas a aeronave conseguiu desviar da rota e seguiu voo.
O governador de Belgorod disse que um “incidente” não especificado ocorreu no distrito de Korochansky, a nordeste da cidade de Belgorod, e que iria inspecionar o local. Gladkov disse também que investigadores e equipes de emergência já estavam no local.
O avião é do modelo Ilyushin II-76, designado para o transporte militar de tropas, carga, equipamentos militares e armamentos. Normalmente tem uma tripulação de cinco pessoas e pode transportar até 90 passageiros.
*com informações g1