No domingo à noite (8), o primeiro avião da Força Aérea Brasileira (FAB) designado para repatriar cidadãos brasileiros de Israel partiu. O KC-30, uma aeronave militar, decolou de Natal (RN) às 18h05 em um voo que deverá durar cerca de nove horas até chegar a Roma, na Itália.
Uma vez em Roma, a equipe da FAB aguardará as instruções para prosseguir até Israel. O avião tem capacidade para transportar 230 passageiros, e a lista de brasileiros que serão repatriados a bordo do KC-30 está em processo de montagem.
“A missão contará também com outro KC-30, dois KC-390 e dois VC-2, totalizando seis aeronaves”, informou a FAB. Essa operação está sendo conduzida em colaboração com os Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores.
Saiba mais:
Cerca de mil brasileiros em Israel e Palestina pediram volta ao Brasil
Número de mortos em guerra entre Israel e Hamas sobe para 620
O governo brasileiro está preparando seis aeronaves para resgatar brasileiros que se encontram na região afetada pelo conflito entre Israel e o grupo armado islâmico Hamas. Médicos e psicólogos acompanharão essas aeronaves para prestar assistência durante o processo de repatriação.
Há também a expectativa de que o aeroporto Ben-Gurion, o principal de Israel, retome suas operações normais. Isso permitiria que os brasileiros deixassem o país por meio de voos comerciais.
De acordo com o Itamaraty, aproximadamente mil brasileiros já preencheram um formulário online para solicitar a repatriação de Israel. A Embaixada brasileira em Tel Aviv está coordenando a coleta de informações dos brasileiros no país para facilitar os voos de retorno. A maioria desses cidadãos são turistas hospedados em Tel Aviv ou Jerusalém.
As seis aeronaves preparadas têm capacidade total para transportar 696 passageiros. Estima-se que cerca de 14 mil brasileiros vivam em Israel, com mais 6 mil residindo na Palestina
Com informações do Metrópoles