Um avião de pequeno porte transportando nove passageiros e um piloto desapareceu no Alasca nesta quinta-feira (20/02), segundo informações das autoridades locais. A aeronave, um Bering Air Caravan, partiu de Unalakleet com destino a Nome, mas perdeu contato durante o voo, mobilizando equipes de resgate para localizá-la.
O Bering Air Caravan, transportando nove passageiros e o piloto, voava entre as cidades de Unalakleet e Nome. O Cessna Caravan havia decolado às 14h37 e o contato foi perdido menos de uma hora depois, segundo David Olson, diretor de operações da Bering Air.
A companhia aérea atende 32 vilas no oeste do Alasca, operando a partir de hubs em Nome, Kotzebue e Unalakleet. Com voos regulares para a região, a Bering Air é essencial para a mobilidade local, especialmente durante o inverno, quando aviões são a principal opção de transporte.
De acordo com a Guarda Costeira do Alasca, o desaparecimento ocorreu quando o avião estava a aproximadamente 12 milhas da costa, durante seu trajeto entre Unalakleet e Nome. “A aeronave estava em trânsito quando sua posição foi perdida”, informou a instituição por meio de sua conta na rede social X (antigo Twitter).
Buscas pelo avião
As buscas começaram logo após a polícia estadual ser alertada sobre o atraso da aeronave.
“O Distrito 17 da Guarda Costeira dos EUA respondeu a uma notificação de emergência de aeronave do Centro de Coordenação de Resgate do Alasca às 16h30 de hoje para uma Cessna Caravan que relatou ter 10 pessoas a bordo”, informou a Guarda Costeira na rede social.
Saiba mais:
- Exército revela identidade de copiloto do helicóptero que colidiu com avião nos EUA
- FAB intercepta avião com 500 kg de drogas no Peru
As buscas terrestres estão sendo conduzidas pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Nome, enquanto operações aéreas estão temporariamente limitadas devido às condições climáticas adversas. As autoridades alertaram a população para evitar buscas independentes, pois o clima representa um grande risco.