O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve embarcar para a Itália na próxima quinta-feira (24/4) para acompanhar o funeral do papa Francisco, falecido na última segunda-feira (21), aos 88 anos. A comitiva presidencial contará com a presença de líderes dos Três Poderes.
Junto do presidente Lula, seguem na comitiva o presidente do Senado, Davi Alcolumbre; o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta; e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. A primeira-dama, Janja Lula da Silva, também acompanhará o presidente na cerimônia fúnebre.
A agenda oficial ainda não foi detalhada, e não há confirmação sobre a participação de outras autoridades brasileiras na viagem.
Leia mais
“Já vai tarde”: PMs do Pará zombam da morte do papa Francisco; corregedoria vai investigar
Por unanimidade, STF torna réus suspeitos do segundo grupo de envolvimento em trama golpista
O corpo de Francisco será trasladado nesta quarta-feira (23/4) da Capela da Casa Santa Marta — residência onde o pontífice faleceu — para a Basílica de São Pedro, onde fiéis poderão prestar suas últimas homenagens.
O funeral está marcado para o sábado (26), às 10h (horário local), na própria Basílica de São Pedro, no Vaticano. A cerimônia será seguida do sepultamento do papa na Basílica de Santa Maria Maior, conforme desejo manifestado por ele ainda em vida.
Francisco será o primeiro papa em mais de um século a ser sepultado fora da Basílica de São Pedro. A última vez que isso ocorreu foi em 1903, com o enterro do papa Leão XIII.
*Com informações da Agência Brasil.