Após ameaças de ataques terroristas na França, neste domingo (24/03) o governo elevou o alerta de defesa para o nível mais alto. As ações iniciaram depois que um grupo terrorista matou 137 pessoas na sala de concerto Crocus City Hall, próximo à Moscou, na Rússia.
“Após o ataque em Moscou, o Conselho de Defesa e Segurança Nacional reuniu-se esta noite [de domingo] no Eliseu a convite do presidente da República. Dada a reivindicação de responsabilidade do Daesh pelo ataque e as ameaças que pesam sobre o nosso país, decidimos elevar o alerta de terrorismo para o nível mais alto: ataque iminente”, escreveu o primeiro-ministro francês, Gabriel Attal, na rede social X.
À la suite de l’attentat de Moscou, un Conseil de Défense et de Sécurité nationale a été réuni ce soir à l’Elysée par le Président de la République.
Compte tenu de la revendication de l’attentat par l’état islamique et des menaces qui pèsent sur notre pays, nous avons décidé de…
— Gabriel Attal (@GabrielAttal) March 24, 2024
O nível mais alto permite medidas de segurança excepcionais, como patrulhas reforçadas pelas forças armadas em locais públicos, como estações ferroviárias, aeroportos e locais religiosos.
Leia mais:
Rússia viola espaço aéreo da Polônia durante ataque à Ucrânia
Putin presta homenagem às vítimas do ataque em Moscou; pelo menos 137 mortos
O ataque em Moscou foi reivindicado por um grupo filiado no movimento “jihadista” Estado Islâmico (EI) e considerado o mais mortífero em solo russo nos últimos anos, que causou pelo menos 137 mortos e 145 feridos. A sala de concertos Crocus City Hall foi incendiada, o telhado desabou e 100 pessoas tiveram de ser retiradas do edifício.
Os serviços de segurança detiveram 11 pessoas, quatro delas foram declaradas com envolvimento direto no massacre. Os quatro atiradores detidos não são cidadãos russos, informou o ministério do Interior russo.
Os suspeitos do ataque de sexta-feira compareceram na noite de hoje num tribunal distrital da capital da Rússia. Perante forte presença policial em torno do Tribunal distrital Basmanny, espera-se que a instância determine as medidas de coação para os suspeitos pelo ato de terrorismo na periferia de Moscou.