• Amazonas
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Colunistas
  • Esportes
  • Brasil
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Lifestyle e Bem Estar
Buscar

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

  • Amazonas
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Colunistas
  • Esportes
  • Brasil
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Lifestyle e Bem Estar

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

  • Amazonas
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Colunistas
  • Esportes
  • Brasil
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Lifestyle e Bem Estar
InícioMundo
Temas:
astronautasespaçoNASApresosresgate

Astronautas ‘presos’ no espaço se preparam para voltar à Terra; veja cronograma

Pelas estimativas da Nasa, o retorno dos astronautas será um processo que durará aproximadamente 17 horas no total, desde o fechamento da escotilha da cápsula Dragon Freedom até a 'amerissagem' prevista para às 18h57 de terça-feira (18) na costa da Flórida.

Mundo
Os astronautas da Crew-9 posam na Estação Espacial Internacional. À esquerda, Butch Wilmore e Suni Williams, que estão há nove meses no espaço. Com eles, Nick Hague e o cosmonauta Aleksandr Gorbunov. — Foto: Nasa
Compartilhado
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
    17 de março de 2025 às 17:39

    Butch Wilmore e Suni Williams, os dois astronautas da Nasa que estão “presos” na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) há nove meses, devem iniciar seu retorno à Terra na madrugada da próxima terça-feira (18/03), em uma missão que marca o fim de uma estadia prolongada e cheia de desafios para a dupla.

    Eles voltarão pegando carona na cápsula Dragon Freedom da missão Crew-9, junto com seus colegas Nick Hague e o cosmonauta russo Aleksandr Gorbunov.

    O retorno passo a passo

    O trajeto inclui várias fases críticas: o desacoplamento da estação, uma série de manobras orbitais para posicionar a cápsula corretamente, a queima de reentrada que desacelera a cápsula, e finalmente a descida controlada até o oceano usando paraquedas.

    • Fechamento da escotilha: O retorno da cápsula da SpaceX deve começar com os preparativos para fechamento da escotilha às 23h45 (horário de Brasília) desta segunda-feira (17).
    • Desacoplamento: A partida (desacoplamento do veículo da estação espacial) está programado para acontecer à 1h05 da madrugada de terça-feira.
    • Chegada: Pelas estimativas da Nasa, o retorno dos astronautas será um processo que durará aproximadamente 17 horas no total, desde o fechamento da escotilha até a amerissagem (pouso na água) prevista para às 18h57 de terça-feira.
    • Ponto de pouso: astronautas devem ser resgatados em um ponto (ainda não detalhado) na costa da Flórida, nos EUA.

    Após a amerissagem, equipes de recuperação estarão prontas para resgatar os astronautas e a cápsula, finalizando assim a missão que manteve Wilmore e Williams no espaço por muito além do tempo inicialmente previsto.

    Veja o cronograma completo de retorno abaixo (tudo no horário de Brasília):

    Segunda-feira, 17 de março:

    • 23h45: Início da cobertura do fechamento da escotilha

    Terça-feira, 18 de março:

    • 01h45: Início da cobertura de desacoplamento
    • 02h05: Desacoplamento da cápsula Dragon Freedom

    Terça-feira à tarde,18 de março:

    • 17h45: Retomada da cobertura ao vivo
    • 18h11: Início da queima de reentrada, momento em que a cápsula atravessará a atmosfera da Terra em alta velocidade (horário aproximado)
    • 18h57: Amerissagem, ou seja, o pouso na água (horário aproximado)

    No domingo (16), após avaliar as condições meteorológicas na costa da Flórida, onde a cápsula deve pousar, equipes da agência espacial e da SpaceX decidiram antecipar o retorno da tripulação.

    “As previsões indicam condições favoráveis para terça-feira à noite, oferecendo uma janela de oportunidade antes da chegada de condições climáticas menos favoráveis previstas para o final da semana”, informou a agência.

    A cápsula Dragon Freedom, da SpaceX, se aproxima da Estação Espacial Internacional com o astronauta da Nasa Nick Hague e o cosmonauta da Roscosmos Aleksandr Gorbunov. — Foto: Nasa

    O local exato da amerissagem será confirmado mais próximo do horário de retorno.

    A Crew-9 voltaria à Terra na quarta-feira (19), mas a agência decidiu antecipar a operação em um dia para facilitar a troca de tripulação na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) e evitar o mau tempo esperado para a semana.

    Suni Williams e Butch Wilmore chegaram na estação a bordo da cápsula Starliner, da Boeing, para uma estadia de apenas oito dias, mas falhas técnicas impediram a cápsula de trazê-los de volta.

    À época, como medida de segurança, a Nasa optou por retornar o veículo espacial à Terra vazio, deixando-os sem transporte.

    Agora, com a Endurance acoplada à ISS, Williams e Wilmore poderão finalmente embarcar na cápsula Dragon Freedom e iniciar a viagem de volta ao nosso planeta.

    A Freedom será o veículo que efetivamente trará de volta os quatro membros da Crew-9, incluindo os astronautas da Starliner.

    O veículo espacial está acoplado à ISS desde o final de setembro, quando chegou com a missão Crew-9, que decolou com dois assentos vazios reservados especificamente para o retorno dos dois astronautas.

    Neste domingo, como parte da missão Crew-10, a cápsula Dragon Endurance, também da SpaceX, chegou à ISS após uma viagem de aproximadamente 29 horas.

    A missão é comandada pela astronauta norte-americana Anne McClain, com Nichole Ayers como piloto, além do japonês Takuya Onishi e do cosmonauta russo Kirill Peskov como especialistas. Eles substituirão a atual tripulação da Crew-9.

    Este período de sobreposição é padrão nas operações da estação espacial, garantindo uma transição suave das responsabilidades entre as equipes.

    Inicialmente, a SpaceX planejava construir uma nova cápsula Dragon para a missão Crew-10, com lançamento previsto para fevereiro.

    Contudo, atrasos na fabricação, possivelmente combinados com pressão política – evidenciada em publicações do presidente Donald Trump e do CEO da SpaceX, Elon Musk, sobre os astronautas “presos” no espaço – levaram a Nasa a reatribuir a missão para uma Dragon que pudesse estar pronta para voar mais cedo.

    A transmissão ao vivo dos preparativos para o fechamento da escotilha da Freedom começará às 22h45 (horário de Brasília) de segunda-feira (17). A missão também trará de volta pesquisas científicas sensíveis ao tempo, realizadas durante a longa expedição na ISS.

    A saga da dupla

    A cápsula Starliner da Boeing é vista acoplando à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). — Foto: Nasa

    Os astronautas deveriam ter retornado em junho de 2024 na cápsula Starliner da Boeing, após uma missão de demonstração prevista para uma semana. Contudo, devido a dificuldades para acoplar à lSS, a Nasa decidiu retornar a cápsula vazia e reposicionar os astronautas para uma missão com a SpaceX neste ano.

    Mas a SpaceX também enfrentou atrasos. O lançamento da nova cápsula que viabilizaria o retorno de Butch e Suni, preparada para substituir a anterior, teve que ser adiado devido a ajustes técnicos, o que prolongou ainda mais a missão dos dois. Com isso, devido a esses atrasos na produção da cápsula da SpaceX, a equipe de gerenciamento da missão decidiu usar uma cápsula Dragon Endurance, utilizada previamente em diversas missões à ISS.

    Assim, o lançamento, inicialmente previsto para 25 de março, foi antecipado para 12 de março e depois adiado para esta sexta-feira (14). A Crew-9 está programada para retornar à Terra na quarta-feira, 19 de março de 2025. No entanto, a data ainda pode sofrer ajustes.


    Leia mais:

    Cápsula da Nasa chega à estação espacial para resgatar astronautas isolados há 9 meses

    VÍDEO: Tornados matam 39 pessoas e arrastam ônibus para telhado de escola nos EUA


    Histórico do problema

    Butch Wilmore e Suni Williams decolaram no início de junho de 2024 a bordo da Starliner e, desde então, estão na ISS.

    A cápsula deveria trazê-los de volta à Terra oito dias depois, mas problemas detectados em seu sistema de propulsão levaram a Nasa a questionar sua confiabilidade.

    A principal preocupação era que a Starliner não conseguisse alcançar o impulso necessário para sair da órbita e iniciar sua descida à Terra.

    Com isso, uma missão regular da SpaceX, chamada Crew-9, decolaria no final de setembro, mas com apenas dois astronautas a bordo, em vez de quatro.

    Ela permaneceria acoplada à ISS até o seu retorno planejado à Terra em fevereiro. Portanto, traria de volta os dois astronautas que viajaram Boeing, além dos dois tripulantes da Crew-9.

    Contudo, em setembro, a Nasa optou pelo retorno da Starliner sem tripulação para a Terra.

    Assim, a decisão da volta pela SpaceX foi tomada pela Nasa e discutida com a Boeing.

    A escolha da Nasa pela SpaceX para trazer os astronautas de volta é uma das mais importantes nos últimos anos.

    Há dez anos, a Nasa encomendou uma nova cápsula à Boeing e outra à SpaceX para transportar seus astronautas até à ISS. Com dois veículos disponíveis, haveria uma solução viável em caso de problemas em um deles, mas a empresa do magnata Elon Musk prevaleceu sobre a Boeing.

    - Publicidade -
    Instagram Rede Onda Digital

    Butch Wilmore e Suni Williams, os dois astronautas da Nasa que estão “presos” na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) há nove meses, devem iniciar seu retorno à Terra na madrugada da próxima terça-feira (18/03), em uma missão que marca o fim de uma estadia prolongada e cheia de desafios para a dupla.

    Eles voltarão pegando carona na cápsula Dragon Freedom da missão Crew-9, junto com seus colegas Nick Hague e o cosmonauta russo Aleksandr Gorbunov.

    O retorno passo a passo

    O trajeto inclui várias fases críticas: o desacoplamento da estação, uma série de manobras orbitais para posicionar a cápsula corretamente, a queima de reentrada que desacelera a cápsula, e finalmente a descida controlada até o oceano usando paraquedas.

    • Fechamento da escotilha: O retorno da cápsula da SpaceX deve começar com os preparativos para fechamento da escotilha às 23h45 (horário de Brasília) desta segunda-feira (17).
    • Desacoplamento: A partida (desacoplamento do veículo da estação espacial) está programado para acontecer à 1h05 da madrugada de terça-feira.
    • Chegada: Pelas estimativas da Nasa, o retorno dos astronautas será um processo que durará aproximadamente 17 horas no total, desde o fechamento da escotilha até a amerissagem (pouso na água) prevista para às 18h57 de terça-feira.
    • Ponto de pouso: astronautas devem ser resgatados em um ponto (ainda não detalhado) na costa da Flórida, nos EUA.

    Após a amerissagem, equipes de recuperação estarão prontas para resgatar os astronautas e a cápsula, finalizando assim a missão que manteve Wilmore e Williams no espaço por muito além do tempo inicialmente previsto.

    Veja o cronograma completo de retorno abaixo (tudo no horário de Brasília):

    Segunda-feira, 17 de março:

    • 23h45: Início da cobertura do fechamento da escotilha

    Terça-feira, 18 de março:

    • 01h45: Início da cobertura de desacoplamento
    • 02h05: Desacoplamento da cápsula Dragon Freedom

    Terça-feira à tarde,18 de março:

    • 17h45: Retomada da cobertura ao vivo
    • 18h11: Início da queima de reentrada, momento em que a cápsula atravessará a atmosfera da Terra em alta velocidade (horário aproximado)
    • 18h57: Amerissagem, ou seja, o pouso na água (horário aproximado)

    No domingo (16), após avaliar as condições meteorológicas na costa da Flórida, onde a cápsula deve pousar, equipes da agência espacial e da SpaceX decidiram antecipar o retorno da tripulação.

    “As previsões indicam condições favoráveis para terça-feira à noite, oferecendo uma janela de oportunidade antes da chegada de condições climáticas menos favoráveis previstas para o final da semana”, informou a agência.

    A cápsula Dragon Freedom, da SpaceX, se aproxima da Estação Espacial Internacional com o astronauta da Nasa Nick Hague e o cosmonauta da Roscosmos Aleksandr Gorbunov. — Foto: Nasa

    O local exato da amerissagem será confirmado mais próximo do horário de retorno.

    A Crew-9 voltaria à Terra na quarta-feira (19), mas a agência decidiu antecipar a operação em um dia para facilitar a troca de tripulação na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) e evitar o mau tempo esperado para a semana.

    Suni Williams e Butch Wilmore chegaram na estação a bordo da cápsula Starliner, da Boeing, para uma estadia de apenas oito dias, mas falhas técnicas impediram a cápsula de trazê-los de volta.

    À época, como medida de segurança, a Nasa optou por retornar o veículo espacial à Terra vazio, deixando-os sem transporte.

    Agora, com a Endurance acoplada à ISS, Williams e Wilmore poderão finalmente embarcar na cápsula Dragon Freedom e iniciar a viagem de volta ao nosso planeta.

    A Freedom será o veículo que efetivamente trará de volta os quatro membros da Crew-9, incluindo os astronautas da Starliner.

    O veículo espacial está acoplado à ISS desde o final de setembro, quando chegou com a missão Crew-9, que decolou com dois assentos vazios reservados especificamente para o retorno dos dois astronautas.

    Neste domingo, como parte da missão Crew-10, a cápsula Dragon Endurance, também da SpaceX, chegou à ISS após uma viagem de aproximadamente 29 horas.

    A missão é comandada pela astronauta norte-americana Anne McClain, com Nichole Ayers como piloto, além do japonês Takuya Onishi e do cosmonauta russo Kirill Peskov como especialistas. Eles substituirão a atual tripulação da Crew-9.

    Este período de sobreposição é padrão nas operações da estação espacial, garantindo uma transição suave das responsabilidades entre as equipes.

    Inicialmente, a SpaceX planejava construir uma nova cápsula Dragon para a missão Crew-10, com lançamento previsto para fevereiro.

    Contudo, atrasos na fabricação, possivelmente combinados com pressão política – evidenciada em publicações do presidente Donald Trump e do CEO da SpaceX, Elon Musk, sobre os astronautas “presos” no espaço – levaram a Nasa a reatribuir a missão para uma Dragon que pudesse estar pronta para voar mais cedo.

    A transmissão ao vivo dos preparativos para o fechamento da escotilha da Freedom começará às 22h45 (horário de Brasília) de segunda-feira (17). A missão também trará de volta pesquisas científicas sensíveis ao tempo, realizadas durante a longa expedição na ISS.

    A saga da dupla

    A cápsula Starliner da Boeing é vista acoplando à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). — Foto: Nasa

    Os astronautas deveriam ter retornado em junho de 2024 na cápsula Starliner da Boeing, após uma missão de demonstração prevista para uma semana. Contudo, devido a dificuldades para acoplar à lSS, a Nasa decidiu retornar a cápsula vazia e reposicionar os astronautas para uma missão com a SpaceX neste ano.

    Mas a SpaceX também enfrentou atrasos. O lançamento da nova cápsula que viabilizaria o retorno de Butch e Suni, preparada para substituir a anterior, teve que ser adiado devido a ajustes técnicos, o que prolongou ainda mais a missão dos dois. Com isso, devido a esses atrasos na produção da cápsula da SpaceX, a equipe de gerenciamento da missão decidiu usar uma cápsula Dragon Endurance, utilizada previamente em diversas missões à ISS.

    Assim, o lançamento, inicialmente previsto para 25 de março, foi antecipado para 12 de março e depois adiado para esta sexta-feira (14). A Crew-9 está programada para retornar à Terra na quarta-feira, 19 de março de 2025. No entanto, a data ainda pode sofrer ajustes.


    Leia mais:

    Cápsula da Nasa chega à estação espacial para resgatar astronautas isolados há 9 meses

    VÍDEO: Tornados matam 39 pessoas e arrastam ônibus para telhado de escola nos EUA


    Histórico do problema

    Butch Wilmore e Suni Williams decolaram no início de junho de 2024 a bordo da Starliner e, desde então, estão na ISS.

    A cápsula deveria trazê-los de volta à Terra oito dias depois, mas problemas detectados em seu sistema de propulsão levaram a Nasa a questionar sua confiabilidade.

    A principal preocupação era que a Starliner não conseguisse alcançar o impulso necessário para sair da órbita e iniciar sua descida à Terra.

    Com isso, uma missão regular da SpaceX, chamada Crew-9, decolaria no final de setembro, mas com apenas dois astronautas a bordo, em vez de quatro.

    Ela permaneceria acoplada à ISS até o seu retorno planejado à Terra em fevereiro. Portanto, traria de volta os dois astronautas que viajaram Boeing, além dos dois tripulantes da Crew-9.

    Contudo, em setembro, a Nasa optou pelo retorno da Starliner sem tripulação para a Terra.

    Assim, a decisão da volta pela SpaceX foi tomada pela Nasa e discutida com a Boeing.

    A escolha da Nasa pela SpaceX para trazer os astronautas de volta é uma das mais importantes nos últimos anos.

    Há dez anos, a Nasa encomendou uma nova cápsula à Boeing e outra à SpaceX para transportar seus astronautas até à ISS. Com dois veículos disponíveis, haveria uma solução viável em caso de problemas em um deles, mas a empresa do magnata Elon Musk prevaleceu sobre a Boeing.

    - Publicidade -
    Canal do Whatsapp

    Cadastre-se

    Temas:
    astronautasespaçoNASApresosresgate
    Arquipo Goes
    Arquipo Goes
    [wpdevart_facebook_comment order_type="social" title_text_color="#000000" title_text_font_size="18" title_text_position="left" width="100%" bg_color="#d4d4d4" animation_effect="random" count_of_comments="2" ]

    Mais lidas

    Mundo

    Papa Leão XIV: apostadores ganharam até R$ 360 mil com a escolha do novo pontífice

    8 de maio de 2025 às 22:33
    A escolha do cardeal Robert Francis Prevost como novo papa, embora improvável, rendeu uma boa quantia de dinheiro para apostadores de plantão. No Polymarket,...
    Mundo

    James Foley, diretor de “50 Tons” e de clipes icônicos de Madonna, morre aos 71 anos

    8 de maio de 2025 às 21:56
    O cineasta James Foley faleceu nesta quinta-feira (8/5), aos 71 anos, em sua residência em Los Angeles. Segundo informou seu representante à revista The...
    - Publicidade -
    UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
    Mundo

    Vestes do papa Francisco foi a mais humilde entre os últimos quatro papas do Vaticano

    8 de maio de 2025 às 21:09
    O mundo pôde conhecer o novo líder cristão que vai chefiar a igreja católica pelos próximos anos. A primeira aparição de Robert Francis Prevost,...
    Mundo

    Suspeito da morte de Madeleine McCann pode continuar preso após novas provas

    8 de maio de 2025 às 21:07
    As autoridades alemãs estão mobilizadas para impedir que Christian Brueckner, principal suspeito pelo desaparecimento de Madeleine McCann, seja colocado em liberdade em 2025. Novas...
    - Publicidade -
    Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
    Mundo

    Papa verificado: Leão XIV possui perfil ativo em rede social

    8 de maio de 2025 às 18:18
    O Vaticano anunciou nesta quinta-feira (8/5) o nome do novo líder da Igreja Católica: o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi...
    Mundo

    Saiba quem foi o papa Leão XIII e qual a origem do nome do novo papa

    8 de maio de 2025 às 17:27
    O conclave realizado no Vaticano elegeu nesta quinta-feira (8/5) o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost como novo papa da Igreja Católica. Ele escolheu ser...
    - Publicidade -
    ICBEU - Teatro
    - Publicidade -
    TV Onda Digital
    Rádio e TV Onda Digital
    Rádio Onda Digital
    Leia também
    Mundo

    Papa Leão XIV: apostadores ganharam até R$ 360 mil com a escolha do novo pontífice

    8 de maio de 2025 às 22:33
    A escolha do cardeal Robert Francis Prevost como novo papa, embora improvável, rendeu uma boa quantia de dinheiro para apostadores de plantão. No Polymarket,...
    Mundo

    James Foley, diretor de “50 Tons” e de clipes icônicos de Madonna, morre aos 71 anos

    8 de maio de 2025 às 21:56
    O cineasta James Foley faleceu nesta quinta-feira (8/5), aos 71 anos, em sua residência em Los Angeles. Segundo informou seu representante à revista The...
    Mundo

    Vestes do papa Francisco foi a mais humilde entre os últimos quatro papas do Vaticano

    8 de maio de 2025 às 21:09
    O mundo pôde conhecer o novo líder cristão que vai chefiar a igreja católica pelos próximos anos. A primeira aparição de Robert Francis Prevost,...
    Mundo

    Suspeito da morte de Madeleine McCann pode continuar preso após novas provas

    8 de maio de 2025 às 21:07
    As autoridades alemãs estão mobilizadas para impedir que Christian Brueckner, principal suspeito pelo desaparecimento de Madeleine McCann, seja colocado em liberdade em 2025. Novas...
    Mundo

    Papa verificado: Leão XIV possui perfil ativo em rede social

    8 de maio de 2025 às 18:18
    O Vaticano anunciou nesta quinta-feira (8/5) o nome do novo líder da Igreja Católica: o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi...
    Mundo

    Saiba quem foi o papa Leão XIII e qual a origem do nome do novo papa

    8 de maio de 2025 às 17:27
    O conclave realizado no Vaticano elegeu nesta quinta-feira (8/5) o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost como novo papa da Igreja Católica. Ele escolheu ser...
    Fale através do email
    jornalismo@redeondadigital.com.br
    Editorias
    • Amazonas
    • Política
    • Economia
    • Polícia
    • Colunistas
    • Esportes
    • Brasil
    • Mundo
    • Entretenimento
    • Lifestyle e Bem Estar
    Rede Onda Digital
    • Disque Denúncia
    • Grupos de Whatsapp
    • Política de Privacidade
    Nas Redes
    Facebook
    Instagram
    Twitter
    Threads
    Youtube
    © Copyright Rede Onda Digital 2025
    plugins premium WordPress