Nesta sexta-feira (7/06), morreu o major-general aposentado William Anders, o ex-astronauta da Apollo 8 que tirou a icônica foto “Earthrise” mostrando a Terra como uma bola de gude azul sombreada vista do espaço em 1968.
O avião que ele pilotava sozinho caiu nas águas das Ilhas San Juan, no Estado de Washington, nos EUA. Ele tinha 90 anos. Seu filho, Greg Anders, confirmou a morte à agência Associated Press.
“A família está arrasada”, disse Greg Anders. “Ele era um grande piloto e sentiremos muita falta dele.”
De acordo com o xerife do condado de San Juan, Eric Peter, um relatório chegou por volta das 11h40 com a informação de que um avião de modelo antigo caiu na água e afundou perto do extremo norte da Ilha Jones. Segundo a Associação Federal de Aviação (FAA na sigla em inglês), apenas Anders, que pilotava a aeronave, estava no avião.
O Conselho Nacional de Segurança dos Transportes e a FAA estão investigando o acidente.
Formado pela Academia Naval dos EUA e piloto da Força Aérea, Anders ingressou na NASA em 1963 como membro do terceiro grupo de astronautas.
Leia mais:
VÍDEO: Duas pessoas morrem carbonizadas após avião cair em Mato Grosso
VÍDEO: Leoa invade casa, mata Rottweiler e foge com o corpo no Quênia
O astronauta não foi ao espaço até 21 de dezembro de 1968, quando a Apollo 8 decolou na primeira missão tripulada a deixar a órbita da Terra e viajar 386 mil km até a lua.
Anders era o “novato” da tripulação, ao lado de Frank Borman, o comandante da missão, e James Lovell, que voou com Borman na Gemini 7 em 1965 e mais tarde comandou a malfadada Apollo 13.
A Apollo 8, originalmente programada para 1969, foi adiada devido a preocupações de que os russos estavam acelerando os seus próprios planos para uma viagem ao redor da Lua até o final de 1968. Isso deu à tripulação apenas alguns meses para treinar para a missão histórica, mas altamente arriscada.
Durante o voo, Anders capturou o que se tornou uma das fotografias mais icônicas da história, uma imagem da Terra surgindo no horizonte lunar.
Ele também desempenhou um papel fundamental em outro episódio da missão da véspera de Natal – começando com a tripulação lendo o livro do Gênesis enquanto a Apollo 8 transmitia imagens da superfície lunar para a Terra.
Os três astronautas foram recebidos como heróis nacionais quando pousaram três dias depois no Oceano Pacífico e foram homenageados como os “Homens do Ano” da revista Time.
*Com informações CNN