Após uma longa espera, a Agência Espacial Norte Amerciana, a Nasa, revelou nesta segunda-feira (3), quem são os escolhidos para o reencontro entre a Humanidade e a Lua, em viagem do programa Artemis marcada para o próximo ano.
Os astronautas norte-americanos Christina Koch, Victor Glover e Reid Wiseman e o canadense Jeremy Hansen serão os membros da missão Artemis 2, a primeira viagem tripulada ao satélite da Terra em 50 anos. Está prevista para o mês de novembro de 2024.
A missão artemis 2 durará dez dias. Os astronautas vão passar a maior parte do tempo numa cápsula Orion, que irá destacar-se do foguetão uma vez no espaço e fará uma órbita à Lua antes de regressar à Terra e aterrar no oceano.
Leia mais:
Veja vídeo: motorista de aplicativo é baleado após briga de trânsito
Vídeo: Homem se joga em bueiro para fugir de linchamento no São José
Pouso lunar
O objetivo da missão é preparar o caminho para a Artemis 3, que será lançada em 2025 com a intenção de aterrar na Lua. O objetivo final da NASA é ter uma presença duradoura numa base construída na superfície lunar, que servirá de laboratório de testes para uma missão ainda mais complicada e distante: enviar uma tripulação a Marte. O custo estimado da missão é de cerca de 100 mil milhões de dólares, ou 92 mil milhões de euros.
A última vez em que um ser humano chegou perto da Lua foi há mais de 50 anos — em dezembro de 1972, na Apollo 17, viagem final do programa que levou 12 homens para lá. Neil Armstrong foi o primeiro a pisar em solo lunar e Eugene Cernan, o último.
A Nasa afirma que a Artemis 3 levará a primeira mulher a pousar na Lua, além de a primeira pessoa negra. Com os ensinamentos deste programa, o próximo passo será levar os primeiros astronautas a Marte.
Christina Koch será a primeira mulher a ser enviada a Lua, embora a vaga na Artemis 2 não seja passaporte carimbado para estrar na Artemis 3, que levará uma tripulação a superfície lunar. Já Victor Glover será o primeiro negro a ir tão longe na conquista da Lua, mas também nada garante que ele será escolhido para o pouso lunar em 2025.