Na tentativa de conseguir retirar os trabalhadores presos no túnel, no estado de Uttarakhand, há duas semanas, autoridades indianas começaram a abrir uma passagem vertical neste domingo (26/11), despois da equipe de resgate ter aberto uma na horizontal e não obter êxito e encontrar muitos obstáculos.
Os trabalhadores aguardam dentro do túnel, em contato com a equipe de resgate, eles têm luz, recebem oxigênio, comida, água e remédios por meio de um cano. Na última terça-feira (21/11) foram divulgadas as primeiras imagens dos operários dentro do túnel com uma câmera endoscópica.
Leia mais:
VÍDEO: Trabalhadores presos em túnel da Índia aparecem pela primeira vez
Cumprindo acordo, Israel liberta 39 palestinos
O governo indiano também providenciou uma máquina de perfuração que quebrou após atingir uma área metálica, segundo o jornal britânico The Guardian.
Pelas dificuldades, a equipe do resgate optou realizar o resgate de forma mais arriscada, com uma passagem na vertical, devido a passagem mais comum, a horizontal, apresentar vários obstáculos.
O ministro chefe indiano Pushkar Singh Dhami, disse nesta segunda-feira (27/11) que existe uma corpo de agências centrais, exército e vários órgãos estaduais trabalhando no túnel de Silkyara.
“É nossa principal prioridade retirar todos os irmãos trabalhistas com segurança”, falou.
Segundo um especialista da Austrália que está acompanhando o resgate, Arnold Dix disse ao The Guardian que, para acontecer de forma segura, esse resgate pela vertical pode demorar até um mês. Há riscos de desabamento e rachaduras.
*com informações Metrópoles