Javier Milei, presidente eleito da Argentina, agradeceu nesta quarta-feira (23/11) ao presidente da China, Xi Jinping, após o líder chinês o parabenizar, por meio de uma carta, pelos resultados das eleições do último domingo (19/11), suavizando as duras críticas recebidas anteriormente a sua liderança.
“Agradeço ao presidente Xi Jinping pelos parabéns e bons votos. Envio-lhe os meus mais sinceros votos de bem-estar do povo chinês”. Disse Milei.
Agradezco al Presidente Xi Jinping las felicitaciones y los buenos deseos que me ha hecho llegar a través de su carta. Le envío mis más sinceros deseos de bienestar para el pueblo de China. pic.twitter.com/p67iaFc69L
— Javier Milei (@JMilei) November 23, 2023
O presidente da Argentina, em sua campanha eleitoral, disse que hesitaria em fazer negócios com a China devido às restrições do seu governo às liberdades individuais. A China é o segundo maior parceiro comercial da Argentina, depois do Brasil.
Leia mais:
Trump telefona para presidente eleito Milei e anuncia visita à Argentina
VÍDEO: Ataque com faca na Irlanda deixa cinco pessoas feridas; três eram crianças
Na mensagem, o presidente chinês, além de parabenizar Milei pela vitória, destacou a grande importância ao desenvolvimento das relações China-Argentina, e que ambos são grandes países em desenvolvimento com importantes mercados emergentes.
“Estou pronto para trabalhar com o presidente eleito Milei para continuar a amizade China-Argentina, ajudar o desenvolvimento e a revitalização dos nossos respectivos países através de uma cooperação ganha-ganha e promover o desenvolvimento constante e de longo alcance das relações China-Argentina”, disse Xi Jiping.
Milei, assumirá o cargo em 10 de dezembro e herdará um país em crise econômica, com uma inflação anual de três dígitos, reservas cambiais esgotadas e uma taxa de pobreza que subiu acima de 40%.