
Suco de laranja: benéfico para a saúde, porém requer moderação
O suco de laranja é bastante conhecido por suas vantagens, especialmente devido à sua elevada quantidade de vitamina C e antioxidantes, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Além disso, pode ajudar na digestão, prevenir infecções e até diminuir o risco de formação de cálculos renais.
No entanto, é preciso ter cuidado com o consumo excessivo. De acordo com a nutricionista Gabrieli Comachio, a forma mais recomendada de consumir a fruta é in natura.
“Se consumido em excesso, pode elevar rapidamente a glicemia devido à ausência de fibras e frutose, principalmente quando coado”, afirma a nutricionista Gabrieli Comachio.
Além disso, a nutricionista ressalta que o limite saudável é de no máximo dois copos de suco por dia para preservar as fibras que ajudam a regular a absorção de açúcar, recomenda-se consumir essa fruta in natura, incluindo o bagaço.
Ela destaca que “a ingestão frequente de vários copos por dia não é recomendada, principalmente para pessoas com resistência insulínica, diabetes, obesidade ou esteatose hepática”, devido à falta de fibras e ao elevado índice glicêmico.
Leia também:
Açúcar e Brasil: uma conexão doce e histórica
Doce brasileiro faz sucesso nos Estados Unidos: “Sobremesa mais popular de Nova York”
O Brasil é o principal produtor global de laranjas, e o suco de laranja é um dos mais consumidos no país. Somente em 2023, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram produzidas mais de 17 milhões de toneladas da fruta no país.
