As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

OMS monitora nova variante da covid-19; saiba quais os possíveis riscos

28/05/25 às 17:06h
OMS monitora nova variante da covid-19; saiba quais os possíveis riscos

(Foto: Getty Images)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que está monitorando uma nova variante do vírus SARS-CoV-2, batizada de NB.1.8.1, identificada pela primeira vez na China, em janeiro de 2025. A cepa tem se disseminado globalmente, especialmente em países da região do Pacífico Ocidental, enquanto a circulação da variante dominante anterior, LP.8.1, tem diminuído.

Apesar do avanço da nova variante, a avaliação de risco divulgada pela OMS na sexta-feira (23/5) aponta que o risco global associado à NB.1.8.1 é baixo. Segundo a entidade, as vacinas atualmente aprovadas contra a covid-19 seguem eficazes na prevenção de formas sintomáticas e graves da doença, mesmo com a presença da nova mutação.

A NB.1.8.1 é uma variante derivada da recombinante XDV.1.5.1 e apresenta mutações na proteína Spike — especialmente nas posições 435, 445 e 478 — que podem influenciar na transmissibilidade e na evasão imunológica. No entanto, a OMS destaca que essa evasão é apenas marginal em relação à LP.8.1, não indicando maior capacidade de causar quadros mais graves da doença.


Leia mais

Fiscalização do Procon-AM flagra venda de alimentos vencidos com datas adulteradas em supermercado de Manaus

“Oi, Alexandre”: Conselheiro de Trump marca Moraes em postagem sobre restrição de vistos


Relatórios da OMS mostram que a NB.1.8.1 tem se tornado mais prevalente nas últimas semanas. Em 18 de maio de 2025, já haviam sido enviadas 518 sequências genéticas da variante para o banco GISAID, oriundas de 22 países, representando 10,7% das amostras genéticas coletadas entre 21 e 27 de abril — um salto expressivo em relação aos 2,5% registrados quatro semanas antes.

Embora alguns países afetados tenham registrado aumento de casos e hospitalizações, a organização afirma que não há indícios de que a nova variante provoque formas mais graves da covid-19. Até o momento, não foram observados aumentos em internações em UTI, óbitos hospitalares ou mortalidade geral associados à NB.1.8.1.

A OMS reforça que continua monitorando a evolução da variante em conjunto com autoridades sanitárias internacionais, mas não há recomendação de mudança nos protocolos de saúde ou vacinação com base nos dados atuais.

OMS monitora nova variante da covid-19; saiba quais os possíveis riscos - Rede Onda Digital