As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Mastruz combate a gripe? Conheça as propriedades dessa planta medicinal e como ela pode ser usada

Planta medicinal tem vários usos, mas especialista ressalta que ela é tóxica e indica quando não deve ser usada
08/02/26 às 09:00h
Mastruz combate a gripe? Conheça as propriedades dessa planta medicinal e como ela pode ser usada

Mastruz (Foto: Reprodução).

Na cultura popular, sobretudo na região Norte, o mastruz é muitas vezes tido como um grande aliado para combater diversas doenças e enfermidades, incluindo a gripe comum. Mas o que diz a ciência sobre esse poderoso ingrediente?

O mastruz é uma planta medicinal, também conhecida por erva de santa maria ou chá mexicano, e é muito utilizado na medicina popular. A planta tem o nome científico de Chenopodium ambrosioides.

Há poucos estudos científicos sobre o mastruz. No entanto, a planta e suas ações já foram investigadas sobre animais. A Onda Digital conversou com Marinéa Noronha, Nutricionista Clínica e Educadora em Diabetes, sobre o mastruz e as suas propriedades.

A nutricionista Marinéia Noronha (Foto: Arquivo pessoal).

Leia mais:

Chás naturais auxiliam a digestão e contribuem para a saúde do fígado

De pães a bolos fitness, biomassa vira aposta para saúde e bem-estar


Principais usos

Segundo a especialista, o mastruz é muito usado para:

  • Eliminar vermes intestinais: A principal substância ativa da planta, o ascaridol, demonstrou eficácia semelhante a alguns remédios vermífugos de farmácia, como o albendazol.
  • Fortalecer o sistema imune: O extrato do mastruz regula a produção de células de defesa do organismo, como os macrófagos e os linfócitos, fortalecendo o sistema imune, ajudando de fato contra doenças respiratórias.
  • Diminuir inflamações: Planta tem ação analgésica.
  • Melhora na digestão: Segundo o uso popular, chá de mastruz aumenta a produção de suco gástrico.

Ressalvas

No entanto, Marinéa faz questão de ressaltar:

“É uma erva que pode ser tóxica para algumas pessoas. Apesar de toda a crendice popular, é preciso lembrar isso. Ela deve ser sempre orientada por um médico ou um fitoterapeuta, para determinar as quantidades dela. E é melhor usar na forma de chá, ao invés de óleos essenciais, que podem possuir muita concentração das substâncias tóxicas”.

Ela continua:

“O mastruz tem possíveis efeitos colaterais: dor de cabeça, vômito, náuseas irritação na mucosa, palpitações. Em doses excessivas pode causar problema no fígado ou rins.

O mastruz é contra-indicado no caso de gravidez , amamentação e em crianças com menos de 2 anos”.

Portanto, aproveite as dicas e use o mastruz com sabedoria.

*Com informações de Tua Saúde