Hipertensão: Conheça os principais sintomas da pressão alta

Pressão alta (Foto: Reprodução).
O Ministério da Saúde estima que cerca de 30% da população tenha hipertensão arterial, a condição conhecida popularmente como pressão alta.
A pressão alta, ou hipertensão arterial, ocorre quando há uma alta força exercida pelo sangue nas paredes dos vasos sanguíneos, quando ele é bombeado pelo coração. O quadro é diagnosticado quando o paciente tem pressão máxima e mínima igual ou superior a 13 por 8, fazendo com que o coração precise fazer mais esforço para distribuir sangue pelo corpo.
A condição é considerada um dos principais fatores de risco para condições fatais, como AVC, infarto, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.
A hipertensão normalmente não traz sintomas claros ao paciente, a não ser que esteja muito alta.
Leia mais:
Cardiologistas reclassificam pressão 12×8 como risco de hipertensão
Alimentação com arroz e feijão reduz riscos de doenças, diz estudo
Quais os sintomas da pressão alta?
Os sinais mais comuns são:
- dor de cabeça frequente (principalmente na nuca),
- tontura ou sensação de desequilíbrio,
- visão embaçada,
- falta de ar ao fazer pequenos esforços,
- zumbido no ouvido,
- fraqueza e palpitações.
O diagnóstico é feito ao aferir a pressão regularmente. Pessoas maiores de 20 anos devem fazer a medição pelo menos uma vez por ano — se houver casos na família, a recomendação é de repetir o teste duas vezes no mesmo período.
Em 90% dos casos, a hipertensão é herdada dos pais. Ainda assim, é possível prevenir que os níveis de pressão aumentem muito. Alguns fatores de risco são o tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, consumo excessivo de sal, colesterol alto e sedentarismo.
Tratamento para a pressão alta
O tratamento da hipertensão arterial muitas vezes exige medicação, além de mudanças no estilo de vida para uma rotina mais saudável.
Porém, existe um risco associado à doença: como os sintomas dela não são claros quando ela está controlada, os pacientes acabam abandonando os cuidados.
*Com informações de Metrópoles







