Tipo inédito de coronavírus é identificado em morcegos brasileiros

(Foto: reprodução)
Pesquisadores identificaram no Brasil um novo tipo de coronavírus nunca antes registrado na América do Sul. O vírus, chamado de BRZ batCoV, foi encontrado em morcegos da espécie Pteronotus parnellii, conhecidos como “bigodudos”, comuns em várias regiões da América Latina.
O estudo, liderado por cientistas da Universidade de Osaka, no Japão, em parceria com pesquisadores brasileiros, aponta que o vírus tem semelhanças genéticas com os causadores da covid-19 (Sars-CoV-2) e da Mers (Mers-CoV). Os resultados foram divulgados na última segunda-feira (27/10) em versão prévia de publicação científica.
Segundo os pesquisadores, o BRZ batCoV pertence à família dos betacoronavírus, a mesma dos vírus que já afetaram humanos. Durante o sequenciamento, foi identificado um mecanismo de entrada em células humanas parecido com o do Sars-CoV-2, algo nunca observado antes em morcegos nas Américas.
Leia mais
Hipertensão: Conheça os principais sintomas da pressão alta
44% das brasileiras não faz nenhum tipo de tratamento contra menopausa, diz pesquisa
Apesar disso, o estudo afirma que não há evidências de que o novo vírus consiga infectar pessoas ou se espalhar fora da população de morcegos. Mesmo assim, os cientistas recomendam monitoramento constante da espécie e do vírus.
“Nosso estudo proporciona uma compreensão mais ampla da diversidade evolutiva e funcional dos coronavírus de morcegos, bem como de seu potencial de transmitir doenças para humanos”, destacam os autores.
*Com informações do F. de São Paulo e Olhar Digital.






