Faltando pouco menos de cinco meses para a disputa que definirá os rumos do país pelos próximos quatro anos, o Amazonas passa por mudanças no cenário eleitoral. Com o fim do recadastramento eleitoral no último dia 4, o estado agora conta com novos municípios figurando no ranking de maiores colégios eleitorais do Amazonas.
Os números tem como base um levantamento disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo o registro, o Amazonas conta com 2.508.795 eleitores aptos a votar no pleito deste ano. Deste total, cerca de 80 mil votarão pela primeira vez.
Veja mais:
“Estou preparado”, diz Capitão Carpê sobre eventual candidatura nas eleições deste ano
Amom Mandel oficializa pré-candidatura para deputado federal no Cidadania
O município com maior número de eleitores no estado segue sendo Manaus. A capital amazonense possui 1.302.091 cidadãos aptos a votar.
A partir dai começam as mudanças em comparativo com o balanço divulgado pelo TSE em julho de 2021. Em segundo lugar surge Itacoatiara, com 70.252 eleitores, ascendendo uma posição. Já Manacapuru cai para o terceiro lugar, com 69.867, fechando o pódio.
O ranking continua com Parintins (67.154), Coari (46.361), Tefé (41.212), Iranduba (35.145), Tabatinga (32.807), Maués (32.757) e Autazes (28.304).
Em relação ao ranking de 2021, os municípios de Coari e Iranduba subiram uma posição, indo de sexto para quinto e de oitavo para sétimo, respectivamente. Tabatinga foi o único a subir duas posições, saindo de décimo para oitavo lugar.
Já o município de Tefé caiu de quinto para sexto na lista. Maués desceu duas posições e foi de sétimo para a nona colocação.
A principal mudança no ranking ficou com a saída de São Gabriel da Cachoeira do nono lugar em 2021 para fora do Top 10 este ano. Em seu lugar, surge na lista o município de Autazes, que completa os dez maiores colégios eleitorais do Amazonas.
O número de amazonenses que regularizaram a situação eleitoral aumentou 4%, de acordo com o mesmo comparativo. Apesar do crescimento, Tefé e Maués registraram queda no número de eleitores. O município do médio Solimões perdeu 3.028 eleitores, enquanto a terra do guaraná registrou uma perda de 1.208 eleitores.