Foi divulgada na noite desta quinta-feira (1), a nova pesquisa Datafolha com as intenções de voto para a presidência da república nas eleições deste ano. No levantamento, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oscilou, mas manteve vantagem sobre o atual presidente da república e candidato a reeleição, Jair Messias Bolsonaro (PL).
Veja também:
Site “bolsonaro.com.br” posta críticas ao presidente; ministro pede investigação
O levantamento mostra Lula com 45% das intenções de voto no primeiro turno da eleição presidencial, 2 pontos a menos do que a última pesquisa, divulgada no dia 18 de agosto. Bolsonaro se mantém em segundo lugar, com os mesmos 32%.
Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) foram os únicos a subir na preferência do eleitor em relação ao último levantamento do Datafolha. O ex-governador do Ceará foi de 7% para 9%, enquanto a senadora do Mato Grosso do Sul subiu de 2% para 5%.
Os candidatos Soraya Thronicke (UB), Pablo Marçal (Pros) e Felipe d’Avila (Novo), registraram 1%. Vera (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Roberto Jefferson (PTB) não pontuaram. Votos brancos e nulos somam 4%. Os que disseram não saber em quem votar somam 2%.
A pesquisa ouviu 5.734 pessoas em 285 municípios entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-00433/2022.