Segundo informações do Ministério da Saúde, no Brasil há no momento 37 casos confirmados da varíola dos macacos (monkeypox). A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro confirmou ontem o sexto caso no estado, e Minas Gerais confirmou também o primeiro caso no estado, um homem de 33 anos que esteve na Europa este mês. Segundo a Secretaria de Saúde de MG, o homem está em isolamento.
Segundo o Ministério da Saúde, São Paulo tem 28 casos confirmados. Somando-se os dois registros do Rio Grande do Sul e os do Rio e de Minas, o Brasil chega a 37 casos.
Leia mais:
Semsa orienta estabelecimentos de saúde para identificação de sintomas da varíola dos macacos
Saúde emite alerta por alta de Covid no AM: Casos passam de 26 para 123 ao dia
Ainda sobre a doença, a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) informou hoje que concluiu o sequenciamento genético do vírus da varíola dos macacos. O vírus foi coletado de um paciente do Rio de Janeiro. Em seu comunicado à imprensa, a Fiocruz informou que o vírus sequenciado é do clado B.1, o que mais circula atualmente.
A nota também informa:
“A técnica permite o detalhamento do DNA do patógeno, contribuindo para um melhor entendimento do atual surto – que já ultrapassa 4,7 mil casos pelo mundo, segundo dados reunidos pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC/EUA)”.
Sequenciamento do DNA de um vírus pode também significar um passo na direção de uma vacina contra a doença.