O arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Ulrich Steiner, vai se tornar o primeiro cardeal em atividade na capital amazonense após anúncio da nomeação pelo papa Francisco neste domingo (29), nos festejos da Ascensão do Senhor. O Sumo Sacerdote divulgou o nome de outros 20 novos cardeais que serão criados no Consistório, marcado para o dia 27 de agosto.
Dom Leonardo, Dom Paulo Cezar Costa e Dom Virgilio Do Carmo Da Silva, do Timor Leste, foram os brasileiros escolhidos para a nova missão.
“Rezemos pelos novos cardeais – pediu o Santo Padre após o anúncio – para que, confirmando a sua adesão a Cristo, me ajudem no meu ministério de Bispo de Roma para o bem de todo o fiel Povo Santo de Deus“, escreveu Francisco.
Leia mais:
Ucrânia convida Papa a visitar o país, mas saúde do pontífice pode dificultar ida
Papa Francisco pede a fiéis que não condenem filhos homossexuais
O anúncio foi celebrado por figuras do cenário político amazonense em postagens nas redes sociais. “Dom Leonardo Steiner será cardeal. O anúncio do Papa Francisco alegra o povo amazônico. Dom Leonardo tem compromisso com a vida e os direitos do povo mais sofredor. Que tenha muita saúde e sucesso na sua missão”, escreveu o deputado federal Zé Ricardo (PT).
“Encantado com a notícia de que o Brasil tem dois novos cardeais e um deles é Dom Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo da nossa querida Manaus. Nossa igreja católica está em festa!!! Parabéns Dom Leonardo! Estamos muito orgulhosos do senhor!!!“, disse o vereador Marcelo Serafim (PSB), líder do prefeito David Almeida na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Da redação, com informações da Vatican News