A Agência Nacional de Aviação (Anac) anunciou neste domingo (7/01) que seguirá uma diretriz da Federal Aviation Administratio (FAA), dos Estados Unidos, para suspender temporariamente o uso do Boeing 737 MAX 9. Na sexta-feira (5/01) viralizou o vídeo de uma passageira que registrou quando um pedaço do avião se soltou durante uma viagem no país norte-americano.
Em nota, a agência afirmou que adotou medidas para inspecionar os modelos e paralisou o seu uso no país. No Brasil, aviões desse modelo são é utilizado em viagens internacionais com ida e volta por Guarulhos (SP) pela companhia Copa Airlines, que se manifestou em nota:
A Copa Airlines informa que, seguindo a Diretriz de Aeronavegabilidade emitida pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), suspendeu temporariamente as operações de vinte e uma (21) aeronaves 737 MAX9, até que sejam submetidas à revisão técnica necessária.
A Copa já iniciou as inspeções técnicas e espera que essas aeronaves retornem à programação de voos de forma segura e confiável nas próximas 24 horas. A equipe da companhia aérea está trabalhando para minimizar o impacto para seus passageiros, embora alguns atrasos e cancelamentos sejam esperados devido a essa situação fora do controle da empresa.
Leia também:
Paredão Móvel: Amazonas inova com uso de tecnologia compacta durante operações
“Não houve risco de golpe no 8 de janeiro”, diz ex-ministro de Lula
Parte caída de avião
A paralisação do uso desse modelo de avião ocorre em resultado da interrupção de um voo da Alaska Airlines, após uma parte da aeronave se desprender durante uma viagem do Oregon para a Califónia. Ninguém ficou ferido.