Pela primeira vez na temporada 2023 da Fórmula 1, uma classificação para definir grid de largada. No começo da tarde deste sábado (4), no Bahrein, os carros partiram noite adentro no Circuito Internacional de Sakhir para começar a desenhar a ordem de forças do campeonato. O que se viu foram interessantes duelos entre Red Bull, Mercedes, Ferrari e Aston Martin. Mas, na hora de decidir, deu aquilo que se esperava: Max Verstappen é o pole-position.
Ao longo das duas fases da classificação, a dianteira foi mudando de mãos. Esteve com a Aston Martin em dado momento, com a Mercedes e com a Ferrari. A realidade é que a tomada de tempos apontou uma Fórmula 1 mais próxima que se imaginava. Mas, na hora do Q3, não teve sequer apelação: Verstappen anotou 1min29s708 e garantiu a 21ª pole da carreira, enquanto Sergio Pérez fez 1min29s846 e ficou com o segundo lugar.
Leclerc ainda cravou 1min30s000 para marcar o terceiro lugar. Carlos Sainz larga em quarto, seguido por Fernando Alonso, George Russell, Lewis Hamilton, Lance Stroll, Esteban Ocon e Nico Hülkenberg.
A primeira bandeira vermelha da temporada também apareceu: foi logo nos primeiros minutos do Q1, quando a asa dianteira de Leclerc se desfez, soltou do carro e foi parar no meio da pista. Durou pouco, porém, e não causou grande atraso para o monegasco. A boa notícia da classificação foi a proximidade e uma Aston Martin capaz de duelar mesmo com Ferrari e Mercedes, mas também ficou claro que a Red Bull tem vantagem.
O GP do Bahrein de Fórmula 1 continua a corrida, no domingo, que tem largada marcada para as 12h [de Brasília) e tem transmissão da TV Bandeirantes.
Com informações do site Grande Prêmio.