O Vasco ainda está em fase final de preparação para o início do Campeonato Brasileiro 2025. Os treinos realizados já indicam uma novidade nas últimas duas semanas: Maurício Lemos deve ser o parceiro de João Victor na zaga.
Aos 29 anos, o defensor contratado para esta temporada conquistou espaço nas atividades e espera retomar uma sequência de partidas após um longo período.
Lemos atuou nos dois jogos-treinos que o Vasco disputou durante essas três semanas sem compromissos entre a eliminação no Carioca e a estreia no Brasileirão, marcada para o dia 30 de maio, contra o Santos, em São Januário.
Ele colaborou com João Victor na defesa diante do Maricá no dia 15 e diante do Boavista no último sábado. Aparentemente, ele substituiu Lucas Freitas, que teve um início de temporada promissor e terminou o estadual como titular.
Lemos jogou apenas uma vez pelo Vasco até agora: entrou no segundo tempo do revés por 2 a 0 para o Flamengo, na final da Taça Guanabara. Esta foi a primeira vez que o uruguaio foi convocado, uma vez que ele precisou de tempo para se recuperar fisicamente.
Lemos teve uma temporada com poucas oportunidades no Atlético-MG. A última vez que atuou como titular foi na derrota do Galo para o Juventude, em novembro do ano passado, durante a 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Antes, ele havia atuado por aproximadamente 15 minutos no jogo contra o Internacional, na 31ª rodada.
A sua última série consistente de partidas ocorreu entre abril e maio de 2024, quase um ano atrás, portanto. Naquele momento, ele participou de nove partidas em um período de um mês e meio, sendo seis delas como titular. Posteriormente, especialmente após a chegada do treinador Milito, perdeu espaço no time de Minas Gerais.
Saiba mais:
RPE Parintins vence o Amazonas e vai à semi do Amazonense
Eliminatórias para Copa do Mundo 2026: Brasil vence a Colômbia por 2 a 1 nos acréscimos
Contrato de maior duração?
Para Maurício Lemos, a possibilidade de retomar uma sequência também representa a oportunidade de assinar um contrato mais extenso com o Vasco.
O defensor foi adquirido em caráter permanente com um contrato de um ano, ou seja, até dezembro. No entanto, há a opção de extensão automática até o final de 2026, se ele alcançar metas de desempenho (incluindo o número de jogos) neste ano, e de extensão automática até o final de 2027, se superar as metas no próximo ano, totalizando três anos de contrato.