Quase dez anos depois, o Amazonas tem a possibilidade de ter novamente um campeão no Ultimate Fighting Championship (UFC), com o amazonense Diego Lopes, de 30 anos. Ele disputa o título dos pesos-penas com o australiano Alexander Volkanoviski neste sábado, em Miami, na edição 314 do evento.
Diego Lopes é um dos jovens talentos que estão se destacando no universo do Mixed Martial Arts (MMA). Desde que se juntou ao UFC em 2023, o atleta venceu cinco dos seis confrontos que participou. A única derrota aconteceu no primeiro confronto e, desde então, acumulou cinco triunfos seguidos.
O amazonense obteve seu último triunfo contra o mexicano Brian Ortega no UFC 306, em setembro do ano passado, o que lhe rendeu um aumento de 10 posições no ranking global, colocando-o como um potencial postulante ao título.

Diego Lopes, que nasceu em Manaus e cresceu no bairro Multirão, na Zona Norte, onde iniciou sua trajetória no Jiu-Jitsu, é natural de Manaus. Embora tenha vínculo com o estado, o atleta construiu sua trajetória profissional no México, onde reside desde os 19 anos.
Leia mais:
Manaus anuncia a contratação de Gustavo Lila, por empréstimo
Atacante Sassá pode estar a caminho do Criciúma
Último campeão
José Aldo foi o último amazonense a conquistar um cinturão no UFC, vencendo pela primeira vez na mesma categoria que Diego, em 2010.
Aldo sustentou o título por cinco anos seguidos, sendo derrotado pelo irlandês Conor McGregor em dezembro de 2015, mas recuperou o título em 2016.