Pumas derrota Daniel Alves no TAS e receberá indenização

Daniel Alves pelo Pumas, do México (Foto: Hector Vivas/Getty Images)
O Pumas, do México, anunciou nesta quinta-feira (18/09) que ganhou o caso de indenização contra o ex-lateral-direito Daniel Alves no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), na Suíça. A decisão valida a rescisão contratual por justa causa e assegura ao clube o direito de obter uma compensação monetária.
O valor que o brasileiro deve pagar não foi revelado, porém, em março, o time solicitou US$ 5 milhões (equivalente a R$ 26,75 milhões) ao protocolar a ação.
“O Club Universidad Nacional [nome real do Pumas] informa que, em 1º de setembro, foi notificado sobre o laudo arbitral emitido pelo TAS, como marco da disputa contratual entre o clube e o jogador Daniel Alves da Silva”, comunicou a agremiação.
Anulação da decisão da Fifa
Daniel Alves teve seu contrato rescindido por justa causa em janeiro de 2023, após ser detido na Espanha sob acusação de agressão sexual. O jogador entrou com um processo na FIFA solicitando compensação financeira e obteve uma vitória preliminar. Contudo, o Pumas apelou ao TAS, que alterou a decisão.
“O TAS deu razão ao clube, revogando a decisão de 15 de maio de 2024 emitida pela Câmara de Resoluções de Disputas da Fifa e ditando uma nova decisão em que, além de confirmar a validade da rescisão contratual com justa causa exercida pelo clube, condenou o Sr. Alves ao pagamento de uma soma maior do que a estabelecida pela Fifa, como indenização por danos e prejuízos causados à instituição”, informou o Pumas.
Transição e condição atual
Daniel Alves jogou pelo Pumas de 2022 a 2023, período em que participou de 13 jogos e fez quatro assistências. Antes disso, teve uma trajetória em clubes como PSG, Juventus e Barcelona.
Leia também:
Manauara EC renova com atacante Rafael Ibiapino até 2026
Giba renova com o Manauara para a temporada 2026
O ex-jogador, que foi absolvido pelo Tribunal Superior da Catalunha em março deste ano, encontra-se em liberdade.
