A presidente da Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA), Cris Kajiwara, está em Manaus para a grande estreia do Campeonato Brasileiro de FA da Confederação, que acontece neste sábado (07) na partida entre Manaus e Porto Velho Miners, no estádio Carlos Zamith, zona Oeste de Manaus.
Veja também:
Manaus FA se prepara para as principais competições do calendário 2022
Jungle Bowl: Com participação do Manaus FA, evento de Futebol Americano será em maio
A Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) é a instituição máxima da modalidade no Brasil, sendo a responsável por organizar, regulamentar e fomentar o esporte no país. Além da modalidade tradicional de futebol americano, também é responsável pelas modalidades flag football e gerencia as seleções brasileiras.
Em entrevista exclusiva, Cris Kajiwara conta como o foco do seu trabalho é o crescimento e a revolução da modalidade no Brasil. A ideia é transformar o cenário do flag football e espalhar a modalidade em todo o país para ganhar mais espaço e popularidade.
“A gente dentro da nossa gestão está tentando promover e massificar cada vez mais a prática, e como vamos fazer? Através do flag football, porque pra começar a jogar o futebol americano o investimento é muito mais alto em razão dos equipamentos que custam caro, e nem todos os times têm condições de fornecer esses materiais ao seus atletas, mas por outro lado, o flag é uma modalidade com menos pessoas, não precisam desses equipamentos caros e podem ser aplicadas em campos menores e quadras de escolas, e também é uma forma de incluir crianças e adolescentes”, disse a presidente.
Cris também falou que a admiração pelo esporte começou com sua paixão pelo Corinthians. “Eu conheci o futebol americano pelo Corinthians Steamrollers. Antes disso, não sabia dos times do Brasil ou da NFL. E foi totalmente por acaso. Comecei como fã, assistia aos jogos e ia aos eventos. Fui convidada pelo Ricardo Trigo para fazer parte do staff. Depois, do administrativo e, depois, da diretoria. Nos últimos anos estávamos trabalhando no desenvolvimento da categoria de base da equipe. Do Corinthians, fui para a SPFL. Agora, quero levar todo o conhecimento que adquiri, para todo o Brasil”.
A presidente da Confederação também destaca que a procura pelo esporte no país aconteceu através do crescimento de apaixonadas pela liga americana de futebol americano. “Vejo a modalidade como crescente em todo o Brasil, a paixão pela NFL tem trazido muitos torcedores e até praticantes do esporte, além disso, o público brasileiro tem procurado se inteirar de outras modalidades além do futebol tradicional, como por exemplo as ligas americanas de esporte: NFL E NBA”, afirma a presidente da CBFA.
E cada vez mais mulheres estão conquistando espaço no esporte, apesar do ambiente ainda ser muito masculino, aos poucos estão sendo criados espaços de lideranças no futebol americano e também em outras modalidades. Cris também afirma que expandir o esporte na Região Norte e Nordeste é uma meta da CBFA para atrair cada vez mais público, investimento e reconhecimento.