O brasileiro número 3 do ranking mundial de tênis de mesa, Hugo Calderano, foi barrado de entrar nos Estados Unidos para o Grand Smash de Las Vegas, que começa nesta sexta-feira (4/7), e é considerado um dos principais eventos desse esporte.
Motivo
Segundo o GE, o motivo da não autorização foi a demora na autorização da entrada de Hugo devido a uma ida para Cuba, em 2023.
Pelo atleta ter cidadania portuguesa, ele precisava apenas de preencher um formulário – Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem (ESTA, em inglês), já que pelas leis dos Estados Unidos, quem possui passaporte europeu não precisa de visto.
O atleta, segundo a assessoria, buscou apoio com a Associação de Tênis de Mesa dos Estados Unidos (USATT) e o Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos (USOPC), mas não havia disponibilidade para uma entrevista consular no período necessário.
“Segui o mesmo protocolo de todas as viagens anteriores que fiz aos Estados Unidos utilizando o meu passaporte português. Ao ser informado sobre a situação, mobilizei toda a minha equipe para conseguir um visto regular de emergência, mas, infelizmente, não houve tempo hábil. É frustrante ficar fora de uma das mais importantes competições da temporada por questões que fogem do meu controle, especialmente, vindo de resultados tão positivos”, disse o atleta.
Leia também:
Hugo Motta e Alcolumbre curtem Festival de Parintins ao lado do presidente do União Brasil
Amazonenses são melhores em campeonato brasileiro de tênis de mesa
Carreira de Hugo Calderano
Hugo Calderano é o maior tenista de mesa da história no Brasil, considerado o maior nome do esporte nas Américas e um dos principais atletas do mundo.
Atualmente, ele ocupa a terceira posição no ranking mundial da ITTF (Federação Internacional de Tênis de Mesa). Este é o melhor ranking já alcançado por um atleta das Américas na história da modalidade.
*Com informações do GE.