A primeira participação de João Fonseca em Wimbledon terminou na sexta-feira (4/7). O jovem brasileiro de 18 anos perdeu para o chileno Nicolás Jarry, ex-top 20 e atual 143º do mundo, em uma partida equilibrada, com parciais de 6/3, 6/4, 3/6 e 7/6 (4), em 3h08min, na quadra 2 do complexo londrino.
Embora tenha sido eliminado na terceira rodada, Fonseca igualou a melhor performance de um brasileiro no Grand Slam desde 2010 e deve subir para o top 50 do ranking da ATP. João começou como 54º, sua melhor classificação até agora, e deve estrear no top 50 na lista que será divulgada no dia 14.

Apesar da sensação de que poderia ter avançado mais na competição, Fonseca tem razões para comemorar sua estreia em Wimbledon. O carioca se tornou o tenista mais recente a alcançar a terceira fase nos últimos 14 anos.
Com a derrota, João igualou a campanha que fez em Roland Garros em maio passado, que até então era a melhor de sua carreira em Majors.
Leia mais:
João Carlos Cavalo assume o comando do Fast na Série B do Campeonato Amazonense
Com Alex Sandro, Filipe Luís terá força máxima contra o Cruzeiro no Brasileirão
João ainda não estabeleceu a programação depois de Wimbledon. Por enquanto, ele está inscrito apenas para o Masters 1000 de Toronto, no Canadá, que terá início no dia 26 deste mês. No entanto, há a chance de ele competir no ATP 500 de Washington, nos EUA, em quadra dura, uma semana antes.
O tenista brasileiro número 1 encerrou a temporada de grama com um recorde de três vitórias e três derrotas em seis partidas. As vitórias ocorreram na primeira rodada do ATP 250 de Eastbourne (ING) e na primeira e segunda rodadas de Wimbledon.
As eliminações aconteceram na estreia do torneio ATP 500 de Halle, nas oitavas de final em Eastbourne e nesta terceira rodada do Grand Slam londrino.