
Flamengo demite José Luiz Runco após polêmica em grupo de WhatsApp
José Luiz Runco não integra mais a equipe médica do Flamengo. O médico foi dispensado nesta quarta-feira (23/7), um dia depois de publicar uma mensagem sobre a lesão de De la Cruz como “crônica e irreparável”. A afirmação ocorreu em um grupo de WhatsApp com 71 membros, incluindo figuras políticas rubro-negras.
A maneira como Runco se referiu ao meia uruguaio causou grande desconforto no clube. A decisão pela sua saída foi acelerada após jogadores, integrantes da comissão técnica e dirigentes manifestarem descontentamento com o conteúdo apresentado. O jornalista Bruno Castanha foi o primeiro a noticiar a demissão, e confirmada pela equipe do ge.
No dia anterior, o ge publicou a mensagem de Runco, na qual ele compartilhou sua opinião sobre De la Cruz. O jogador, adquirido por R$ 102 milhões em dezembro de 2023, tem encontrado obstáculos para jogar por causa de problemas nos joelhos.
“Prezado João. Boa tarde. Vou tentar passar a situação do De la Cruz. Jogador comprado em outra gestão, sem a menor condição, pois apresenta uma lesão crônica e irreparável no joelho direito, e uma lesão também no joelho esquerdo. Como somos bípedes, temos dificuldades de equilíbrio e equilíbrio muscular se algum membro já estiver afetado. Estamos tentando fazer o possível para que ele possa participar, mas é muito complicado. E, quanto a venda, só se houver algum clube que tenha interesse por outro motivo e não para jogar futebol competitivo. Atenciosamente”, disse Runco na mensagem.
A declaração do chefe do Departamento Médico (DM) foi criticada pelo estafe do uruguaio, que classificou a publicação como antiética. Os empresários de De la Cruz estão considerando a possibilidade de processar Runco. Arrascaeta também defendeu o meia, compartilhando uma foto ao lado do colega de seleção uruguaia.

Leia mais:
Amazonas leva virada do Cuiabá e cai para lanterna da Série B
Flamengo manifesta interesse por Taty Castellanos, da Lazio
O médico dispensado nesta quarta-feira era a escolha do presidente Bap para o DM desde a campanha eleitoral do clube no ano anterior. Com a chegada da nova gestão em dezembro de 2024, ele tomou posse como chefe do departamento.
No cargo
Runco demitiu cerca de 40 funcionários em janeiro, ao assumir o departamento. Ele é inimigo declarado de seu predecessor, Márcio Tannure. E, desde o início de suas atividades, o departamento se deparou com várias controvérsias.
Agenda
O Flamengo volta a campo nesta quarta-feira, contra o Red Bull Bragantino pelo Brasileirão, pela 16ª rodada. A partida terá início às 21h30 (de Brasília), no estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista.
