As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Com Samuel Lino e nove mudanças, Carlo Ancelotti prepara Brasil contra Bolívia

Seleção Brasileira vai para altitude com novidades para último duelo das Eliminatórias Sul-Americanas
Com Samuel Lino e nove mudanças, Carlo Ancelotti prepara Brasil contra Bolívia

Carlo Ancelotti, técnico da Seleção Brasileira (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

A Seleção Brasileira encerra sua participação nas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa de 2026 com uma significativa mudança no elenco. O treinador Carlo Ancelotti pretende fazer até nove mudanças na equipe que jogará contra a Bolívia na terça-feira (09/09), às 20h30 (horário de Brasília), em El Alto.

A principal novidade é o atacante Samuel Lino, do Flamengo, que treinou com o time titular e deve jogar sua primeira partida com a Seleção Canarinho. Luiz Henrique e Richarlison também farão parte do setor ofensivo contra os bolivianos.

Samuel Lino treinou entre os titulares e deve jogar contra a Bolívia (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)
Samuel Lino treinou entre os titulares e deve jogar contra a Bolívia (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

Wesley, lateral-direito, é um dos poucos titulares preservados em comparação ao jogo contra o Chile, porém, durante o treino, ele sentiu um desconforto muscular e pode ser substituído por Vitinho. Se a alteração for confirmada, a equipe terá nove mudanças em comparação com a escalação anterior.

Além de Wesley, apenas o goleiro Alisson e o meio-campista Bruno Guimarães permaneceram no time principal. A provável formação será: Alisson, Vitinho (Wesley), Fabrício Bruno, Alex e Caio Henrique; Andrey Santos, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Luiz Henrique, Samuel Lino e Richarlison.

Tática para a altitude

Durante uma coletiva de imprensa, Ancelotti esclareceu que as alterações não se restringem apenas aos jogadores, mas também ao estilo de jogo, devido à altitude de El Alto.

“A ideia que tenho é mudar um pouco, não só os jogadores. Agora estamos treinando, analisando o cansaço dos jogadores, depois temos que considerar que tem um componente a analisar (a altitude), isso pode mudar a estratégia do jogo. Estou buscando informações com quem já jogou lá. Eu não tenho muita experiência nisso (altitude), só uma vez, em 1986 joguei o Mundial. O Brasil jogou lá muitas vezes, muitas pessoas que trabalham aqui tem experiência, os fisios, os jogadores, não é nada novo para a Seleção, pode ser para mim. Tenho que confiar nas pessoas que têm mais informações que eu. A ideia que tenho é de mudar a estratégia e também alguns jogadores”, afirmou o treinador.

O italiano também enfatizou a relevância de proporcionar experiência ao grupo:

“Também (quero) conhecer jogadores que podem atuar com os outros. Ter em conta o componente importante que é a altitude para colocar no campo jogadores com mais frescor. Também como estratégia. Temos que jogar diferente do jogo contra o Chile. Foi um jogo com muita intensidade, com muita pressão. Isso na altitude não se pode fazer”, explicou.

Desfalques

Treino da Seleção Brasileira na Granja Comary, em Teresópolis, no rio (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)
Treino da Seleção Brasileira na Granja Comary, em Teresópolis, no rio (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

O Brasil não contará com Casemiro, que está suspenso, nem com Kaio Jorge, que foi cortado devido a uma lesão. O técnico convocou o meia Andreas Pereira para substituir o atacante do Cruzeiro, artilheiro do Campeonato Brasileiro Série A da atual temporada.

Nesta segunda-feira (08/09), a delegação do Brasil partiu em direção à Bolívia. A estratégia estabelecida é ficar em Santa Cruz de La Sierra, ao nível do mar, e subir para El Alto somente algumas horas antes da partida, na tentativa de minimizar os impactos da altitude.


Leia também:

Andreas Pereira é convocado por Ancelotti no lugar de Kaio Jorge

Neymar revela motivo de não ter sido convocado por Ancelotti para jogos das Eliminatórias da Copa: ‘Opção técnica’


Com a classificação para a Copa garantida, a Seleção ocupa a segunda posição nas Eliminatórias e não tem mais como alcançar o primeiro lugar. A Bolívia, que ocupa a oitava posição, ainda está em busca de uma oportunidade na repescagem.