Após a divulgação de que uma única chapa irá concorrer na eleição para a presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), marcada para o dia 25 de maio deste ano, o presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Ednailson Rozenha, confirmou que faz parte do grupo como um dos vice-presidentes.

A candidatura é liderada por Samir Xaud, presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol, e pode consolidar, pela primeira vez, a Região Norte no comando da entidade máxima do esporte nacional.
“Trata-se de um momento de grande responsabilidade. A nossa união nesta chapa expressa o compromisso com a pacificação da entidade, com o resgate da estabilidade institucional e com a construção de um ambiente seguro e confiável para o crescimento sustentável do futebol brasileiro”, destacou ele.
Rozenha eleito vice da CBF
No dia 24 de março, aconteceu a eleição da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e foi aclamada vitoriosa a chapa “Por um Futebol Mais Inclusivo e Sem Discriminação de Qualquer Natureza”, da qual o deputado estadual amazonense Ednailson Rozenha era vice-presidente.
A chapa reelegeu como presidente da CBF Ednaldo Rodrigues, hoje afastado, com Rozenha como vice. Ednaldo contava com o apoio unânime das 27 federações estaduais e de 13 clubes da Série A e outros 13 da Série B.
A eleição era voltada ao período de março de 2026 a março de 2030.
Leia também:
STF nega pedido de Ednaldo Rodrigues para ser reconduzido à presidência da CBF
Eleição na CBF: 32 clubes se unem e declaram apoio a Reinaldo Bastos
Ednaldo Rodrigues afastado da CBF
O desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), destituiu Ednaldo Rodrigues da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na quinta-feira (15/5). O juiz designou Fernando Sarney, um dos vice-presidentes da entidade, como interventor e estabeleceu que ele deve convocar novas eleições “o mais rápido possível”.

Ednaldo Rodrigues foi informado sobre o afastamento em Assunção, no Paraguai, durante o congresso da Fifa. A decisão pode ser contestada em tribunais superiores (STJ ou STF). Quando Ednaldo foi afastado pela primeira vez, em dezembro de 2023, ele recorreu ao STF e retornou ao cargo um mês depois.
Nomeação de interventor
Fernando Sarney, que foi nomeado interventor na quinta-feira, é um dos atuais vice-presidentes da CBF. No entanto, ele rompeu politicamente com Ednaldo Rodrigues e integra a oposição.
Por exemplo, ele não fez parte da chapa que venceu a reeleição do presidente por aclamação no dia 24 de março. No entanto, seu mandato como vice-presidente se estende até março de 2026.
Assinatura falsificada
Na semana passada, duas solicitações foram encaminhadas ao STF solicitando a saída de Ednaldo do posto.
A alegação da deputada Daniela do Waguinho (União Brasil-RJ) e do próprio interventor Fernando Sarney era de que a assinatura do Coronel Nunes, ex-presidente da entidade, em um acordo firmado no começo deste ano, havia sido falsificada.
Também existe um relatório pericial que indica que a assinatura não é autêntica.