As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Após aval da prefeitura, Vasco prossegue com a reforma de São Januário

A divulgação do termo permite a captação de fundos para a modernização do estádio
Após aval da prefeitura, Vasco prossegue com a reforma de São Januário

Projeto de reforma de São Januário (Foto: Reprodução)

Um novo capítulo avançou nesta segunda-feira (29/09) para a reforma de São Januário. O termo final de transferência do potencial construtivo do terreno do estádio foi publicado no Diário Oficial pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Com este documento, o Club de Regatas Vasco da Gama tem permissão para negociar a venda desse direito, permitindo-lhe arrecadar fundos importantes para a modernização de sua casa.

“O termo definitivo do potencial construtivo já foi feito e inclusive publicado no Diário Oficial. Fui confirmar e quero desde já agradecer aos secretários Guilherme Schleder, de Esportes, e Gustavo Guerrante, do Urbanismo, porque nós começamos essa cobrança de duas semanas para cá. Eles foram muito solícitos e inclusive entregaram o termo antes do prazo que tinham prometido”, afirmou o vereador Pedro Duarte (Novo), representante da Câmara no Conselho Consultivo da Operação Urbana Consorciada (OUC).

O potencial construtivo possibilita que o clube “comercialize” a capacidade extra de construção do terreno para outras regiões da cidade, como a Barra da Tijuca. A operação foi aprovada pela Câmara Municipal em 2024 e é considerada essencial para a realização do projeto.

O Vasco já firmou um pré-acordo com a SOD Capital, que detém exclusividade até dezembro para adquirir uma parcela considerável desse direito. Outras companhias também manifestaram interesse em comprar o que sobrou.

A previsão é de que sejam arrecadados aproximadamente R$ 500 milhões, quantia que se aproxima do custo total estimado da construção. Por lei, todo o valor arrecadado deve ser destinado unicamente à reforma, que abrange a ampliação da capacidade do estádio para acomodar entre 40 e 45 mil torcedores, além da modernização total de sua estrutura.


Leia também:

Fifa anuncia que final da Copa Intercontinental será no Catar

CBF planeja amistosos contra França e Holanda em 2026


Com a fase burocrática finalizada, o clube se prepara para a etapa de negociações e definição do projeto executivo, avançando na transformação de São Januário em um estádio moderno que atenda aos padrões do futebol contemporâneo.