Cinco italianos, um tetracampeão e uma equipe técnica em formação para dirigir o Brasil na próxima Copa do Mundo. Carlo Ancelotti assumirá o comando da Seleção Brasileira no dia 26 de setembro, juntamente com outros quatro especialistas que o auxiliam no Real Madrid, além da continuidade de Taffarel como treinador de goleiro. Uma tarefa conjunta, envolvendo o filho e o genro do treinador.
Davide, filho de Carlo Ancelotti, é o assistente confirmado na Data Fifa de junho para os jogos contra Equador e Paraguai, porém seu futuro ainda está sendo avaliado. O italiano de 35 anos deseja seguir uma carreira independente como treinador e possui propostas em mãos, incluindo do Rangers, da Escócia. Ele ainda está em dúvida se adiará o projeto ou atuará apenas em convocações.
A comissão de Ancelotti
- Davide Ancelotti – Auxiliar – 35 anos – Nascido em Parma, filho de Carlo Ancelotti, iniciou sua carreira no PSG como assistente em 2012. Durante a primeira passagem pelo Real Madrid, manteve-se na função como assistente técnico, até 2016, quando se transferiram para o Bayern de Munique. Trabalhou com Carleto no Napoli e no Everton antes de sua última passagem bem-sucedida pelo Real Madrid.
- Francesco Mauri – Auxiliar – 36 anos – Também da Itália, porém de Varese, Mauri segue um caminho parecido com o de Davide na equipe técnica de Carlo Ancelotti. Durante sua estadia no PSG, integrou-se ao grupo para trabalhar na recuperação de lesões, tornando-se assistente técnico após a chegada do treinador ao Napoli, em 2018.
- Mino Fulco, assistente e preparador físico, 39 anos, é mais um integrante não só do time técnico, mas também da família Ancelotti. Beniamino Fulco é esposo de Katia Ancelotti, a mais velha das filhas do treinador. Mino, como é chamado, ingressou no time em 2013, durante sua primeira temporada pelo Real Madrid, atuando como nutricionista. Com o tempo, ele se especializou no trabalho de campo. Conforme especificado no site do clube espanhol, é classificado como assistente técnico e de preparação física.
- Simone Montanaro – Especialista em desempenho – 52 anos – A mais idosa entre os assistentes e, curiosamente, a que tem menos tempo na equipe técnica. Montanaro, analista de desempenho, iniciou sua trajetória na Roma e teve passagens pela Fiorentina, Sampdoria, Milan e Sevilla antes de ser convidado por Carlo Ancelotti para colaborar no Napoli em 2018. Iniciou sua trajetória profissional no time técnico do treinador Vincenzo Montella.
Se Davide optar por começar imediatamente sua carreira como treinador, Ancelotti considera a possibilidade de convidar Paul Clement para substituí-lo. O inglês trabalhou diretamente com ele em Chelsea, PSG, Bayern e na sua primeira experiência no Real Madrid, antes de optar por seguir a carreira de treinador no futebol de sua terra natal. No entanto, a sua contratação está ligada à escolha do filho de Carleto.
Mino Fulco, o assistente e preparador físico, é casado com Katia, a filha mais velha de Carlo. O profissional ingressou na comissão como nutricionista, especializando-se no trabalho de campo, e é o pai de três dos cinco netos do técnico.
Francesco Mauri, outro italiano que atuava no Real Madrid, chega para ser um dos assistentes diretos, enquanto Simone Montanaro será a responsável pela equipe de analistas de desempenho. Antônio Pintus, o primeiro preparador físico, e Luis Llopis, o treinador de goleiros, não vão acompanhar Carleto em sua jornada pelo Brasil.
Ancelotti, disposto a contar com especialistas brasileiros para auxiliá-lo no cotidiano e no entendimento sobre a Seleção, optou pela continuidade de Taffarel como treinador de goleiros.
Leia também:
Carlo Ancelotti é o novo técnico da Seleção Brasileira, anuncia CBF
Ênio deve sair do Juventude após nova suspeita de manipulação
Desde a segunda passagem de Dunga, em 2014, o herói do tetra assumiu a posição, que também acumula no Liverpool. O trabalho de Carlo Ancelotti à frente da Seleção inicia-se no dia 26 de maio, com a convocação dos 23 atletas para as partidas contra o Equador, em Guayaquil, e o Paraguai, em São Paulo, nos dias 5 e 10 de junho.
A chegada está programada para o dia 2, com atividades no Centro de Treinamento do Corinthians.