Amazonas FC empata com o Paysandu e é rebaixado para a Série C do Brasileiro

(Foto: Matheus Vieira/Paysandu)
O Amazonas FC está matematicamente rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro. A equipe empatou em 2 a 2 com o Paysandu, na noite desta sexta-feira (14/11), no estádio da Curuzu, em Belém, em partida que abriu a 37ª rodada da Série B. O resultado não foi suficiente para manter o clube vivo na briga contra o descenso.
Já sem chances de permanência, o Paysandu entrou em campo apenas para cumprir tabela, mas complicou a vida da equipe amazonense. André Lima e Bryan Borges marcaram para o time paraense, enquanto Diego Torres e Joaquin Torres fizeram os gols do Amazonas.
Com o empate, o Paysandu chega aos 28 pontos e apenas cumpre calendário na última rodada. O Amazonas, por sua vez, vai a 36 pontos e não alcança mais o primeiro time fora da zona de rebaixamento, o Athletic, que tem 40 e já não pode ser ultrapassado, mesmo que a Onça vença na despedida e chegue aos 39.
Expulsão muda o jogo
O duelo começou com o Paysandu mais presente no campo de ataque, criando as primeiras oportunidades. Vinni Faria obrigou o goleiro Renan a trabalhar logo no início, enquanto o Amazonas tentava responder em chutes de fora da área.
O Papão ainda levou perigo em finalização de Marlon antes dos 30 minutos. Quando o time amazonense começava a equilibrar as ações, veio o lance que mudou o rumo da partida: o meia Erick Varão cometeu falta dura, o árbitro revisou o lance no VAR e decidiu pela expulsão do jogador do Amazonas.
Com um a menos, a Onça passou a apostar nos contra-ataques. Henrique Almeida teve boa chance, mas finalizou para fora. Em outra jogada, o atacante fez grande lance individual, mas não conseguiu encobrir o goleiro. O Paysandu, por sua vez, passou a arriscar de longe com André Lima e Edilson, mas o placar seguiu zerado até o intervalo.
Leia mais
Com um pé na Série C: Amazonas FC perde para Botafogo-SP e fica perto do rebaixamento
Amazonas FC perde para o Athletico e se complica na luta contra rebaixamento
Virada heroica e castigo nos acréscimos
A etapa final foi muito mais movimentada. Logo aos 11 minutos, Henrique Almeida quase abriu o placar em cobrança de falta, acertando o travessão. O gol do Paysandu saiu aos 25: André Lima recebeu na área e acertou um forte chute, colocando os donos da casa em vantagem.
Mesmo com um jogador a menos, o Amazonas reagiu rapidamente e protagonizou uma virada relâmpago. Aos 31, Alvariño lançou a bola na área, Luan Silva brigou no alto e, na sobra, Diego Torres completou para o gol, empatando a partida. No minuto seguinte, Luan Silva roubou a bola na saída do Paysandu, tocou para Henrique Almeida, que ajeitou para Joaquin Torres virar o jogo: 2 a 1 para a Onça.
Quando o Amazonas se aproximava de uma vitória heroica que manteria o time vivo na luta contra o rebaixamento, veio o balde de água fria nos acréscimos. Após cobrança de falta, Bryan Borges aproveitou o rebote e deixou tudo igual novamente. Pouco depois, o próprio Bryan ainda teve a chance de virar o jogo em cobrança de pênalti marcada com auxílio do VAR, mas desperdiçou. O Paysandu ainda acertou a trave com Wendel e perdeu outras oportunidades, mas o 2 a 2 persistiu até o apito final, resultado que decretou a queda do Amazonas.
Despedida na última rodada
Na última rodada da Série B, ambos os times entram em campo apenas para cumprir tabela:
-
Paysandu visita o Athletic, no domingo, às 16h, na Arena Sicredi.
-
Amazonas recebe o Coritiba, no mesmo dia e horário, no estádio Carlos Zamith, em Manaus.






