Nem toda trama é sucesso: veja novelas que não emplacaram audiência

(Foto: reprodução)
O remake de Vale Tudo, exibido pela Rede Globo, chegou ao fim no dia 17 de outubro com um desfecho bem diferente da versão original. O resultado, no entanto, não agradou o público e acabou entrando para a lista de novelas que não deram certo na emissora.
A Rede Onda Digital relembrou outras tramas da Globo que tinham potencial, mas acabaram arquivadas pela emissora:
Bang Bang (2005-2006)

A novela tentou levar o clima de faroeste para a TV brasileira, com elenco forte e cenários diferentes e personagens intrigantes, como o próprio Zorro. A história, que trazia uma trama de vingança, não empolgou o público e ficou com média de 28 pontos, abaixo do esperado. Com isso, a trama passou por mudanças que pioraram o desempenho da novela, com parte do elenco pedindo pra ser desligado da trama. Bang Bang também marcou a estreia de Fernanda Lima como atriz.
Tempos Modernos (2010)

Escrita por Bosco Brasil, a trama misturava comédia e ficção científica, girando em torno do edifício Titã. Tentando englobar temas como poder, ambição, segredos familiares, traições, tecnologia que ultrapassa o controle humano, a proposta não pegou. Muita gente não entendeu, a audiência média foi de 26 pontos, considerada fraca para o horário das 19h.
Além do Horizonte (2013)

Com suspense e ficção científica, a novela acabou sendo um dos piores desempenhos da faixa das 19h, registrando apenas 22 pontos de média. A trama girava em torno de uma ilha onde as pessoas poderiam viver conectadas a natureza, mas o lugar escondia um grande mistério. Copiando vários elementos de séries americanas, entre elas, Lost, Além do Horizonte sendo uma trama confusa e sem nexo.
Geração Brasil (2014)

Tentando abordar o mundo da tecnologia e startups, a trama não conquistou o público e fechou com média de 20 pontos, bem abaixo das expectativas. A novela foi exibida em meio a hype do tema, mas acabou confundindo a audiência.
Babilônia (2015)

Mesmo com elenco de peso e uma história sobre poder e vingança, a novela enfrentou polêmicas e resistência do público. Tramas de personagens precisaram ser reescritas e temas como prostituição e tráfico foram rejeitados pela audiência. Teve média de 25 pontos e virou um dos maiores fiascos do horário nobre.
O Sétimo Guardião (2018)

Com elementos de realismo fantástico, a história de Aguinaldo Silva teve problemas nos bastidores e não engajou o público. Brigas entre o elenco atrapalharam a produção e até mesmo uma acusação judicial de que o autor teria usado a ideia da trama de alunos de um curso de roteiro marcaram a produção. A média ficou em 27 pontos.
Leia mais:
Belo e Denílson aparecem juntos e celebram reconciliação em vinheta da Globo
Nova música de Marília Mendonça é lançada quatro anos após sua morte
Travessia (2022)

A última novela escrita pela autora Glória Peres marcou a estreia da ex-BBB Jade Picon, mas não conseguiu segurar a audiência das 21h. A trama girava em torno de um assunto muito em alta na época, o deep fake e como esse tipo de conteúdo pode destruir a vida de pessoas inocentes. Mesmo com a premissa interessante, Travessia terminou com média de 25 pontos, abaixo do esperado.
Mania de Você (2024-2025)

Aposta de João Emanuel Carneiro para recuperar o público da faixa das 21h, acabou não engrenando. A trama passou por cortes e terminou como a pior audiência da história do horário em quase seis décadas.
Suave Veneno (1999)

Também de Aguinaldo Silva, a novela teve dificuldades logo no início. A trama confundiu o público por trazer uma vilã, vivida por Glória Pires, como protagonista. A ideia não vingou e o roteiro precisou passar por adaptações. Com média de 38 pontos, considerada baixa para a época, a trama não conseguiu se recuperar.






